Linha Framework – Desenvolva Front-end com Mais Qualidade!

Bom dia, boa tarde, boa noite… depois de muito tempo sem atividade no blog venho trazer uma novidade para vocês. Alguns já devem saber o que é, não vou ficar de papo furado então vamos direto a novidade:

Linha Framework

Trata-se de um framework (meio obvio não?) para desenvolvimento front-end – HTML, CSS e Javascript. Se você já usou algum grid CSS, como o 960.gs ou Blueprint por exemplo, irá se familiarizar facilmente com este framework, mas o Linha Framework é mais completo.

É mais completo pois não fica somente no grid CSS, temos o grid template (PSD), marcação HTML e CSS, sem falar do plugins para jQuery em támbem. Acredite, desenvolver com um framework poupa e muito o seu tempo. Passando um pouco para a prática, você poderá desenvolver as três camadas (HTML, CSS e JS) de uma só vez, de forma fácil e rápida.

Não vou ficar tratando dos detalhes pois você pode encontrar os mesmos visitando o site do Linha Framework. Recomendo que baixem inicialmente a versão para desenvolvimento, pois contém demonstrações dos grids, plugins, enfim… é mais completo e melhor para iniciantes.

Fugindo um pouco do foco

Resolvi desenvolver este framework quando estava diante de um projeto mais complexo, ai já me empolguei e hoje está como você pode ver ai (no Github é mais atualizado :P). Não espero rebecer os “meus parabéns” (além do mais que eu não criei este framework pensando nisso…), pois creio que há muito a ser melhorado, e pra isso conto com a ajuda da comunidade brasileira. Se quiser críticar, seja bem vindo, mas faça um crítica conclusiva e objetiva.

Como já disse, é pra comunidade brasileira (quem sabe a gente não conquista o mundo, ashhausdha), pois a comunidade brasileira “ta fraca”…

É isso, se desejar teste o framework e crie a sua própia opinião, pra mim é uma mão na roda bem grande, mais pra você, já é outra conversa. As novidades talvez serão postadas aqui, ou quem sabe eu crio um blog só pra ele. De qualquer forma eu vou trazer alguns tutoriais e screencasts para ajudar quem deseja usar.

Também quero deixar bem claro que é um framework open souce e eu não gostaria de desenvolver sozinho, se você tem amplos conhecimentos em front-end e quêr ajudar no desenvolvimento, ou fazendo tutoriais, melhorar a documentação, ou seja lá o que for, saiba que seu esforço é de grande importância.

Visite http://linhaframework.org, baixe e use a vontade. Aproveite e divulgue também em sua rede social.

Até a próxima.

9 Comentários

  1. Emerson Vinicius disse:
    11 de junho de 2010 às 15:13

    Opa cara
    Vou fazer meus teste
    a ideia parece boa

  2. Marcelo Silva disse:
    11 de junho de 2010 às 15:14

    Mateus, tudo bem?

    Estou com uma dúvida a respeito do linhaframework, na montagem de uma tooltip. Já existe algum fórum? Estou precisando tirar uma dúvida: como faço para mudar o “eventoFim” da tooltip para “onClick”? Estou precisando de uma tooltip que se mantenha aberta mesmo quando o ponteiro do mouse seja removido de cima do link. Não estou sabendo passar esse parâmetro no item “opções” do código. Quero mudar o “eventoFim” para “onClick. Será que é possível?

    Obrigado.

  3. Mateus Souza disse:
    11 de junho de 2010 às 15:15

    Marcelo:
    Ainda não existe um fórum não, mais para frente vou estar providenciado um para ajudar a galera.

    Pelo o que eu saiba(não sei se estou certo) o onClick, seria um “callback” do evento click, o que você pode fazer é o seguinte, sete o eventoFim para click. Assim quando vc clicar no elemento que disparou o tooltip o mesmo será removido da página.

    se você for um usuário mais avançado em javascript altere o código fonte de forma que se adpte a sua necessidade, caso o que disse acima não for o que esperava.

    espero que tenha ajudado e obrigado por testar/usar o LF.

  4. Vinicius Almeida disse:
    25 de junho de 2010 às 19:15

    Opa, excelente idéia e iniciativa!
    Também acho que a comunidade brasileira de dev precisa de mais união, assim como a comunidade de Linux ja tem…

    Como dica, podia fazer parte do framework um tema WP básico, utilizando o framework, para que desenvolvessemos a partir dele!
    A documentação la no site ta boa, mas o ideal seria um wiki e um fórum, assim poderiamos nos ajudar, ser te sobrecarregar!

    Vou testar, e caso tenha mais sugestões, posto aqui! ^^

    1. Mateus Souza disse:
      25 de junho de 2010 às 21:33

      O forúm eu pelo menos garanto o/, eu ja estou com planos para o redesign no site do LF, e no caso também vai ter forum, é so questão de tempo porque por agora eu to meio atolado pra me didicar exclusivamente ao Linha Framework, mais ele ta sendo desenvolvido degavarzinho :)

  5. Vinicius Almeida disse:
    9 de setembro de 2010 às 09:45

    Opa, o site do linha framework está off!
    Existe algum outro lugar onde posso encontrar a documentação?

    Comecei um projeto com o LF e agora estou precisando usar plugin modal mas não estou conseguindo…
    Já te mandei um email pedindo, mas acho que vc não viu!

    Help Me, please! ^^

    1. Mateus Souza disse:
      9 de setembro de 2010 às 09:51

      Pois é rapaz, eu vou trocar de hospedagem…
      No momento só tenho o código fonte do LF, da uma checada ai http://github.com/mateus007/linha-framework

      Se você está usando a versão 1.1 o fonte do modal está aqui (https://github.com/mateus007/linha-framework/blob/1.1/xhtml/desenvolvimento/js/jquery.linha.modal.js) tem um pouco de comentários, pode te ajudar, se não me fale o problema por e-mail que eu te ajudo….

      PS. Não recebi nenhum e-mail seu aqui não! :)

    2. Mateus Souza disse:
      24 de setembro de 2010 às 14:50

      Agora o site do Linha Framework está no ar e com novo visual! http://linhaframework.org

  6. Marcio Seabra disse:
    29 de setembro de 2010 às 20:09

    Espetacular… parabéns meu caro.

    Vou fazer vários testes e dar uma boa lida na sua documentação e volto aqui para falar sobre minhas considerações.

    Desde já, parabéns!

Faça um Comentário