Quais São os Melhores Frameworks Para PHP, Ruby, JS e CSS?

Creio que você já deve ter feito esta pergunta pelo menos uma vez quando pensou em usar algum framework para desenvolver. Foi pensando nisso que alguém (não consegui localizar o autor, somente a hospedagem) fez um site comparando os melhores frameworks atuais.

http://www.bestwebframeworks.com/
bestwebframework2

É o site que precisávamos… uma vez selecionado a linguagem, será exibida uma tabela com pelo menos alguns pontos básicos:

  • Licença;
  • Requisitos;
  • Recursos;
  • Compatibilidade.

Quem tiver dúvidas creio que ao visitar este site terá mais certeza de qual framework precisa. Para não ficar só na dica eu vou falar os melhores na minha opinião:

PHP

O framework que mais me agrada é o Codeigniter. Lembro de quando eu nem sabia PHP e fui me meter com ele sem nem saber pra que servia, rsrs. Mesmo não sabendo nada eu fui capaz de fazer algumas coisas e recomendo. Com um pouco mais de detalhes, a documentação do Codeigniter é bem completa, simples e fácil e tem até em português (http://www.codeigniter.com.br/manual/index.html),  sua instalação é a mais rápida que já vi e o desenvolvimento é: PHP, não é necessário aprender uma nova “linguagem” como no Zend Framework enfim, na minha opinião não tem melhor.

Site Oficial Codeigniter
Codeigniter Brasil
Documentação Codeigniter em Português

Ruby

rubyonrailsNão sou nenhum programador Ruby mais sei que o melhor e mais conhecido framework é o Ruby on Rails.  Este frameworks é usado em grandes sites como Twitter, GitHub , Basecamp, BlogsBlogs entre outros. Nem vou falar mais nada apenas visitem o site http://www.rubyonrails.pro.br/, se empolgue e tire as suas próprias conclusões.

Site Oficial Ruby on Rails (inglês)
Documentação Ruby

Javascript – JS

jquery_logoSe você é um leitor do meu blog já deve saber que jQuery é o frameworks que uso para programar javascript. Mesmo depois de tanto tempo usando jQuery ainda me surpreendo com a facilidade de se programar com essa biblioteca.

Site Oficial jQuery
Documentação jQuery

CSS

grid960E por último para CSS recomendo o Grid 960. O GRID 960 é uma ferramenta simples que ajuda na padronização de layouts para web. Possui arquivos (grids) para os mais famosos programas usados para criação de layouts (Photoshop, Illustrator, Fireworks, Indesign, etc…). Seu desenvolvimento é bem fácil também e ajuda bastante no desenvolvimento do layout em CSS.

Site Oficial Grid 960

Em breve, se possível estarei trazendo mais novidades sobre cada um destes frameworks e tutoriais para aprendizado. Até a próxima.