Mateus Souza

Conversas sobre desenvolvimento web

Categorias »

JQuery

Categoria | 7 posts usam esta categoria.

Seção só do jQuery... e como ele mesmo diz: "Escrever menos e fazer mais"; então vamos fazer!

Tutorial – Copiando Seleção com jQuery

2

Hoje eu vou criar um experimento bem simples, já que faz um tempinho que não faço experimentos. O experimento é: Recuperar o texto selecionado e exibir qual é este texto; parece uma simulação do copiar e colar… vamos lá:

Demonstração | Download dos arquivos

1  – HTML

O HTML é bem simples, apenas iremos precisar de um botão e uma área para colar o texto selecionado, segue abaixo:

Dica Rápida – Requisições Ajax Avançadas com jQuery

4

Hoje vou mostrar uma dica rápida e avançada que pode te ajudar a manter seus sistema mais seguros, quando se trabalha com Ajax. Irei desenvolver encima do PHP e do jQuery, mas a dica vale para qualquer biblioteca (PHP, ASP…) e framework (jQuery, Mootools…), inclusive se for na mão mesmo, sem framework.

Quando o jQuery faz uma requisição em Ajax, é passado um cabeçalho header com a seguinte variável:

$_SERVER['HTTP_X_REQUESTED_WITH']

E a partir dai, muita gente faz até uma função para checar se a requisição é ajax e alterar o comportamento do sistema de acordo com o resultado:

/**
 * Checa se é uma requisição em ajax através do cabeçalho header
 * @return boolean
 */
function checkAjax(){
	return (isset($_SERVER['HTTP_X_REQUESTED_WITH']))? TRUE : FALSE;
}

Até ai tudo bem… mas o que quero mostrar é porque que com o jQuery, há esse cabeçalho adicional, e como podemos adicionar novos cabeçalhos com Javascript. Vamos lá:

CSS Hooks – Introdução a Nova Extensão do jQuery

1

$.cssHooks, basicamente é uma extensão para as funções .css() e .animate(), ou melhor dizendo, é uma forma de implementar novas propriedades a estas funções, sem a necessidade de alterar o código fonte, por isto é chamada como extensão. Com $.cssHooks, você pode criar infinitas possibilidades para se trabalhar o CSS com jQuery.

Hook é uma palavra em inglês que significa “gancho“. Aplicado ao nosso assunto ficaria “ganchos CSS” :).

O plugin jQuery Rotate, que ilustra bem como funciona $.cssHooks. Vamos a introdução para aprender e criar nossos próprios CSS Hooks:

Adeus IE6 – Plugin jQuery Hardcore Para Dar Um Fim ao Internet Explorer 6

29

Você já deve ter visto vários plugins na Internet para bloquear usuários do Internet Explorer, mas nenhum é como este – e olha que eu procurei….

Diga adeus de uma vez por todas ao Internet Explorer 6

Página do projeto | Instruções | Demonstração

A Estratégia

A estratégia que montei para este plugin tem o mesmo objetivo dos demais, mas de uma forma diferente. Basicamente os plugins atuais ou pedem unicamente para atualizar o Internet Explorer ou usar outro navegador, o que não acho interessante em nenhum dos casos. Por quê? Simplesmente porque se eu unicamente atualizar o Internet Explorer 6 para uma versão mais recente (no momento seria o IE8), os outros browser que convenhamos, são melhores, iriam “ficar de lado”, o que não considero bom pois as novidades estão surgindo dos “outros” browser, além da taxa de novas atualizações serem bem maior do que o Internet Explorer. Há mais motivos, mas você já deve estar processando em sua mente boa parte deles :).

Por outro lado, se eu somente migrar para outro navegador, o bendito do IE6 vai continuar instalado no PC do seu visitante, correndo o risco de volta e meia ele usar o IE6, o que não queremos.

Bom diante disso o Adeus IE6, primeiramente bloqueia o usuário (em outra palavras ele não navega no site :)), “forçando” a atualização… mas ele vai ser convencido de que será melhor atualizar logo seu navegador ;).  Em primeiro caso a atualização do Internet Explorer, depois… se ele quiser… ele testa outro browser (melhor um pássaro na mão do que 2 voando). Enfim o visitante terá todas as opções, agora caberá a ele fazer a sua escolha.

Linha Framework – Desenvolva Front-end com Mais Qualidade!

9

Bom dia, boa tarde, boa noite… depois de muito tempo sem atividade no blog venho trazer uma novidade para vocês. Alguns já devem saber o que é, não vou ficar de papo furado então vamos direto a novidade:

Linha Framework

Trata-se de um framework (meio obvio não?) para desenvolvimento front-end – HTML, CSS e Javascript. Se você já usou algum grid CSS, como o 960.gs ou Blueprint por exemplo, irá se familiarizar facilmente com este framework, mas o Linha Framework é mais completo.

É mais completo pois não fica somente no grid CSS, temos o grid template (PSD), marcação HTML e CSS, sem falar do plugins para jQuery em támbem. Acredite, desenvolver com um framework poupa e muito o seu tempo. Passando um pouco para a prática, você poderá desenvolver as três camadas (HTML, CSS e JS) de uma só vez, de forma fácil e rápida.

Todas as Categorias