Mateus Souza

Conversas sobre desenvolvimento web

Categorias »

Noticias

Categoria | 3 posts usam esta categoria.

Se houver uma notícia que realmente me faça blogar... (Notícia esperada: IE6 é chutado da internet, apenas a equipe do globo.com está usando ele...)

Redesign No Ar!

4

Finalmente cheguei a conclusão de mais um redesign do meu website/blog. Quem lembra do visual anterior viu que tudo mudou muito, nem parece que sou eu! rs

Enfim, como parte do processo de lançamento, vou destacar algumas novidades e alterações que foram feitas neste job pessoal:

  • Novo logotipo;
  • Design mais claro e clean;
  • Feito em HTML5 e CSS3 – sim, compatível com o IE;
  • Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, usei o Linha Framework 1.3 para este serviço;
  • Design Responsive – pode acessar usando o Iphone, Ipad, ou que tiver em mãos ai… ou até mesmo, redimensione o seu browser!;
  • Adeus IE-6, é claro;
  • No blog, alguns posts foram deletados – não tinham muita importância… como este :) – e todos passaram por uma revisão/correção dos textos;
  • Botões sociais para as principais redes sociais.

A idéia principal do redesign, era ter o website mais simples e fácil de navegar, sem deixar de incluir as informações importantes. O resultado é o que você vê…

E ai? Gostou? Agora estou aguardando seu feedback e possíveis sugestões…
Vamo que vamo!

Adeus IE6 – Plugin jQuery Hardcore Para Dar Um Fim ao Internet Explorer 6

29

Você já deve ter visto vários plugins na Internet para bloquear usuários do Internet Explorer, mas nenhum é como este – e olha que eu procurei….

Diga adeus de uma vez por todas ao Internet Explorer 6

Página do projeto | Instruções | Demonstração

A Estratégia

A estratégia que montei para este plugin tem o mesmo objetivo dos demais, mas de uma forma diferente. Basicamente os plugins atuais ou pedem unicamente para atualizar o Internet Explorer ou usar outro navegador, o que não acho interessante em nenhum dos casos. Por quê? Simplesmente porque se eu unicamente atualizar o Internet Explorer 6 para uma versão mais recente (no momento seria o IE8), os outros browser que convenhamos, são melhores, iriam “ficar de lado”, o que não considero bom pois as novidades estão surgindo dos “outros” browser, além da taxa de novas atualizações serem bem maior do que o Internet Explorer. Há mais motivos, mas você já deve estar processando em sua mente boa parte deles :).

Por outro lado, se eu somente migrar para outro navegador, o bendito do IE6 vai continuar instalado no PC do seu visitante, correndo o risco de volta e meia ele usar o IE6, o que não queremos.

Bom diante disso o Adeus IE6, primeiramente bloqueia o usuário (em outra palavras ele não navega no site :)), “forçando” a atualização… mas ele vai ser convencido de que será melhor atualizar logo seu navegador ;).  Em primeiro caso a atualização do Internet Explorer, depois… se ele quiser… ele testa outro browser (melhor um pássaro na mão do que 2 voando). Enfim o visitante terá todas as opções, agora caberá a ele fazer a sua escolha.

Linha Framework – Desenvolva Front-end com Mais Qualidade!

9

Bom dia, boa tarde, boa noite… depois de muito tempo sem atividade no blog venho trazer uma novidade para vocês. Alguns já devem saber o que é, não vou ficar de papo furado então vamos direto a novidade:

Linha Framework

Trata-se de um framework (meio obvio não?) para desenvolvimento front-end – HTML, CSS e Javascript. Se você já usou algum grid CSS, como o 960.gs ou Blueprint por exemplo, irá se familiarizar facilmente com este framework, mas o Linha Framework é mais completo.

É mais completo pois não fica somente no grid CSS, temos o grid template (PSD), marcação HTML e CSS, sem falar do plugins para jQuery em támbem. Acredite, desenvolver com um framework poupa e muito o seu tempo. Passando um pouco para a prática, você poderá desenvolver as três camadas (HTML, CSS e JS) de uma só vez, de forma fácil e rápida.

Todas as Categorias