Mateus Souza

Conversas sobre desenvolvimento web

Categorias »

Página 2

Redesign No Ar!

4

Finalmente cheguei a conclusão de mais um redesign do meu website/blog. Quem lembra do visual anterior viu que tudo mudou muito, nem parece que sou eu! rs

Enfim, como parte do processo de lançamento, vou destacar algumas novidades e alterações que foram feitas neste job pessoal:

  • Novo logotipo;
  • Design mais claro e clean;
  • Feito em HTML5 e CSS3 – sim, compatível com o IE;
  • Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, usei o Linha Framework 1.3 para este serviço;
  • Design Responsive – pode acessar usando o Iphone, Ipad, ou que tiver em mãos ai… ou até mesmo, redimensione o seu browser!;
  • Adeus IE-6, é claro;
  • No blog, alguns posts foram deletados – não tinham muita importância… como este :) – e todos passaram por uma revisão/correção dos textos;
  • Botões sociais para as principais redes sociais.

A idéia principal do redesign, era ter o website mais simples e fácil de navegar, sem deixar de incluir as informações importantes. O resultado é o que você vê…

E ai? Gostou? Agora estou aguardando seu feedback e possíveis sugestões…
Vamo que vamo!

Tutorial – Instalando NodeJS no Windows

11

Depois que fiz o post falando sobre o Tuild – meu mais recente projeto -, muita gente vem me perguntando como instalar ele no Windows, chegando até a dizer que meu projeto não é para o Windows… ok! O que eles não sabem, é que, primeiro é necessário ter o NodeJS e o NPM para, ai sim, depois instalar o Tuild.
Não se trata de Sistema Operacional, e sim dos recursos disponíveis no Sistema Operacional – por isso que não gosto de Windows…

Bom, vou mostrar bem rapidinho, como instalar o NodeJS e o NPM no Windows – XP, Vista e Seven -, para vocês usarem o Tuild e qualquer outro projeto escrito em NodeJS:

Tuild – Um Construtor / Compressor de Peso!

6

Depois de muito tempo sem postar nada no blog, hoje venho trazer uma ferramenta que criei usando NodeJS. Nada mais, nada menos do que o “Tuild” – uma junção das palavras “this & build”.

O Tuild é um construtor/compressor (em inglês: build/minifier) para CSS, HTML e JS. Se ainda não caiu a ficha, o Tuild é uma alternativa – elegante – para:

Enfim, o Tuild é um “tudo em um”, com mais opções (suporte a HTML por exemplo). O motivo da criação do Tuild é exatamente esta: ter um construtor e compressor simples, porém avançado e central, atendendo as principais necessidades de qualquer projeto web.

Localhost no Parallels Desktop ou Vmware – MAC OSX

0

Um dos principais problemas do MAC OSX, é que não tem o bendito do Internet Explorer. Para nós que somos desenvolvedores web isso é um problema muito sério, porque desenvolver um website e não testar no IE é declarar falência :).

Por isso e por outros motivos, há aplicativos como o Parallels Desktop, Vmware ou até mesmo Virtual Box, que “emulam” o Windows e outros OSs, deixando no IE ao nosso alcance… Até ai tudo bem… o problema agora é que o servidor local (disponível no MAC) não funciona no Windows, ou qualquer outro OS virtualizado, porque não há uma “integração” entre ambos neste sentido. Vamos resolver isto agora!

1º Passo – Criar uma Conexão de IP Para as Máquinas Virtuais Acessarem

No OSX, abra as Preferências do Sistema, e vá em Rede. Há uma lista de redes disponível (provavelmente você verá apenas uma rede disponível), como na imagem abaixo.


Categorias amigáveis no WordPress – É bom para SEO!

0

Uma das questões que sempre vem envolvendo SEO e WordPress é o slug das categorias, tirar ou não tirar? Eis a questão…

Independentemente de qual for a sua posição, hoje irei lhe mostrar (ou ensinar) como ajustar o slug das categorias no WordPress, para se encaixar a sua necessidade. Vejamos as opções que você pode tomar:

Opção 1 – Não remover o slug base das categorias, apenas traduzir o mesmo

O maior ponto defendido por esta opção, é que com ela, o usuário será mais amigável com a categoria, porque vai estar escrito na url “categoria”… bom você entendeu!

Há também a questão que, se a categoria ter o mesmo nome – slug – de uma página o outro método (que vou falar mais abaixo), fica em desvantagem porque terá problemas no rewrite do WordPress pra identificar quem é quem… Eu já mato essa “questão” aqui de primeira: Você terá uma categoria no WordPress com o nome de “contato”? O problema aqui é planejamento… mas cada caso é um caso né :).

Todas as Categorias