Mateus Souza

Conversas sobre desenvolvimento web

Categorias »

Página 3

Tutorial – Copiando Seleção com jQuery

2

Hoje eu vou criar um experimento bem simples, já que faz um tempinho que não faço experimentos. O experimento é: Recuperar o texto selecionado e exibir qual é este texto; parece uma simulação do copiar e colar… vamos lá:

Demonstração | Download dos arquivos

1  – HTML

O HTML é bem simples, apenas iremos precisar de um botão e uma área para colar o texto selecionado, segue abaixo:

Desenvolvendo CSS3 – Propriedades de Interface: Múltiplas Colunas em CSS3

2

Hoje, vamos dar continuidade as propriedades de interface para CSS3. No post anterior falamos sobre box-sizing e resize, agora iremos ver as propriedades para múltiplas colunas ( columns, column-count, column-widht, column-gap, …). Depois de ler este artigo você deverá no mínimo, saber tudo sobre múltiplas colunas em CSS3!

Múltiplas Colunas com CSS3

Até o CSS2, dividir um layout em colunas era um pouco complicado, tendo de recorrer, como melhor opção, ao uso de grids (Grid 960 e etc…). Com CSS3 essa história já muda!

Basicamente, a diferença entre um Grid CSS – por favor pesquise sobre o assunto se ainda não tem conhecimento -, e o módulo para múltiplas colunas em CSS3 é: com CSS3 as colunas são mais flexiveis, tornando mais fácil a manipulação, o HTML irá “fica de lado”, sem deixar de ter o mesmo resultado de um Grid CSS, com algumas melhorias é claro… Vejamos como manipular múltiplas colunas em CSS3:

Descubra Quais Arquivos do Template Estão Sendo Carregados em Sua Página WordPress

0

Por vezes, surge uma dúvida bem básica no desenvolvimento/alteração de templates do WordPress, principalmente quando é feito download de temas grátis ou até mesmo pagos. O grande problema é ter a necessidade de alterar alguma parte do layout, mas não saber qual é o arquivo (no template é claro) que precisa ser alterado… Hoje você irá acabar com esse probleminha, com um pequeno “hack”:

A brincadeira

Com sua instalação wordpress em mãos, vá para o caminho /wp-includes/ e edite o arquivo theme.php. Navegue até a linha 1079 ou encontre a função load_template(), é nela que faremos nossa brincadeira.

Screencast #1: Previnindo Sub-pixel no Photoshop

0

Finalmente eu fiz um screencast… não é longo mas creio que irá ajudar alguém, principalmente quem está começando!

Previnindo sub-pixel no Photoshop from Mateus Souza on Vimeo.

Se você não entendeu o que quis mostrar com o grid, a “tradução” é: Você pode usar o grid, como pontos de navegação, assim o shape irá ter a mesma medida do grid, previnindo o sub-pixel (porque o grid tem medidas exatas… ok, você já entendeu).

Até a próxima.

Dica Rápida – Requisições Ajax Avançadas com jQuery

4

Hoje vou mostrar uma dica rápida e avançada que pode te ajudar a manter seus sistema mais seguros, quando se trabalha com Ajax. Irei desenvolver encima do PHP e do jQuery, mas a dica vale para qualquer biblioteca (PHP, ASP…) e framework (jQuery, Mootools…), inclusive se for na mão mesmo, sem framework.

Quando o jQuery faz uma requisição em Ajax, é passado um cabeçalho header com a seguinte variável:

$_SERVER['HTTP_X_REQUESTED_WITH']

E a partir dai, muita gente faz até uma função para checar se a requisição é ajax e alterar o comportamento do sistema de acordo com o resultado:

/**
 * Checa se é uma requisição em ajax através do cabeçalho header
 * @return boolean
 */
function checkAjax(){
	return (isset($_SERVER['HTTP_X_REQUESTED_WITH']))? TRUE : FALSE;
}

Até ai tudo bem… mas o que quero mostrar é porque que com o jQuery, há esse cabeçalho adicional, e como podemos adicionar novos cabeçalhos com Javascript. Vamos lá:

Todas as Categorias