Teclado ABTN2 no MAC OSX – Funciona Corretamente Todas as Teclas!

Quando o assunto é MAC, alguns periféricos dos PCs não funcionam corretamente. Dentre esses periféricos, está o layout de teclado ABTN2, que simplismente “nenhuma” tecla funciona corretamente, apenas isso, nada demais não?

Acredito que você tenha chegado a este post depois de tanto procurar no Google – quem sabe não tanto… – e não encontrar um bundle que funcione corretamente. Vou até adiantar que encontrei o meu no baixaki e, também foi uma tentativa frustada, pois há alguns bugs no layout.

Diante disso, resolvi editar o original (do baixaki) e corrigir as teclas que estão erradas. E este foi o resultado final: Agora tudo está funcionando corretamente, no seu devido lugar!

Avançando com CSS3 – Entendendo as Cores

Em mais um post sobre CSS3, hoje vamos nos prender especificamente nas cores em CSS3, mas vamos nos prender mesmo… O objetivo de hoje é fazer com que tenhamos (e eu também estou incluso) pleno conhecimento das características e diferenças que há em cada “modo” nas cores. Vamos lá:

No CSS2 a cor mais usada é no formato hexadecimal (#000000), logo depois, neste rank vem a definição da cor de acordo com o seu nome (black), chamada de color-name – não entrarei em mais detalhes. De fato estes dois modos (principalmente o primeiro), são mais que suficiente para se trabalhar com cores em CSS. Sendo assim, antes de entrar nas cores em CSS3, vamos dissecar o formato hexadecimal, que é onde encontraremos nossa “inspiração” para entender as cores em CSS3.

Resolvendo Problema de Escopo de Variáveis PHP

Por mais que tenhamos conhecimento de como funciona o PHP, as vezes, nos deparamos com alguns problemas que acabam com nosso dia. Realmente não há jeito melhor do que contar com a experiência de quem já passou por isso para se chegar a solução desejada. Hoje vou explicar como funciona o escopo das variáveis em PHP, e já dar algumas dicas para evitar problemas futuros.

Escopo de váriáveis é o termo usado para definir o contexto em que uma determinada variável está inserida. Por padrão, as variáveis tem o escopo no “modo” global (fora de funções e métodos). Há dois contextos:

  • Global – Como o próprio nome já diz, é global, ou seja, atige toda a programação (com algumas restrinções).
  • Local – Retringe-se ao local onde está inserida. Aplicado por padrão em funções. Não dá para se usar uma variável de uma função em outra função por exemplo.

Agora que você já tem idéia do escopo de uma variável, vamos entrar em alguns detalhes:

Avançando com CSS3 – Trabalhando com Backgrounds

Voltando a falar sobre CSS3, hoje vamos analisar as novidades para backgrounds, ou fundos em português, ver o que é possivel fazer com eles e já ir para a prática:

  • background-origin
  • background-clip
  • background-size
  • fazer camadas com múltiplas imagens de fundo

Acompanhe os posts anteriores (importante):

Iniciando com CSS3
Prosseguindo com CSS3 – Bordas e Sombras

Background-origin

Como você já deve saber, ao setar um imagem de fundo em algum elemento, a imagem sempre será posicionada a partir do padding, ou seja, depois da borda. Com background-origin, você pode alterar este posicionamento inicial.

Afinal de Contas, Quantos Vendors (Prefixos) CSS Existem?

Quem já trabalha com CSS3 no mínimo já fez essa pergunta várias vezes: quantos vendors/prefixos CSS exitem e quais devo usar? Vamos de uma vez por todas responder a esta pergunta!

Primeiramente para quem não está a par do que é um vendor, vou explicar rapidamente para que você entenda:

Vendor é um especificação própria de uma enginer, uma extensão prevista pelo W3C para os navegadores criarem suas próprias propiedades; Geralmente usadas na fase de testes ou para debugar o comportamento/resultado. A sintax para um vendor é a seguinte (não se preoculpe, você não vai precisar desenvolver um vendor, a não ser que esteja desenvolvendo um navegador :)):

-vendor-aPropriedadeCSS