Mateus Souza

Conversas sobre desenvolvimento web

Categorias »

Wordpress

Categoria | 7 posts usam esta categoria.

Tudo o que sei sobre Wordpress você vai encontrar aqui. Tutoriais para noobs e ninjas, notícias, dicas e muito mais!

Categorias amigáveis no WordPress – É bom para SEO!

0

Uma das questões que sempre vem envolvendo SEO e WordPress é o slug das categorias, tirar ou não tirar? Eis a questão…

Independentemente de qual for a sua posição, hoje irei lhe mostrar (ou ensinar) como ajustar o slug das categorias no WordPress, para se encaixar a sua necessidade. Vejamos as opções que você pode tomar:

Opção 1 – Não remover o slug base das categorias, apenas traduzir o mesmo

O maior ponto defendido por esta opção, é que com ela, o usuário será mais amigável com a categoria, porque vai estar escrito na url “categoria”… bom você entendeu!

Há também a questão que, se a categoria ter o mesmo nome – slug – de uma página o outro método (que vou falar mais abaixo), fica em desvantagem porque terá problemas no rewrite do WordPress pra identificar quem é quem… Eu já mato essa “questão” aqui de primeira: Você terá uma categoria no WordPress com o nome de “contato”? O problema aqui é planejamento… mas cada caso é um caso né :).

Descubra Quais Arquivos do Template Estão Sendo Carregados em Sua Página WordPress

0

Por vezes, surge uma dúvida bem básica no desenvolvimento/alteração de templates do WordPress, principalmente quando é feito download de temas grátis ou até mesmo pagos. O grande problema é ter a necessidade de alterar alguma parte do layout, mas não saber qual é o arquivo (no template é claro) que precisa ser alterado… Hoje você irá acabar com esse probleminha, com um pequeno “hack”:

A brincadeira

Com sua instalação wordpress em mãos, vá para o caminho /wp-includes/ e edite o arquivo theme.php. Navegue até a linha 1079 ou encontre a função load_template(), é nela que faremos nossa brincadeira.

Shortlinks no WordPress 3.0

1

Juntamente com o estouro das “mini” redes socias como Twitter e Facebook, foi lançado o WordPress 3.0 não muito atrás. Lançamento que já veio um pouco “otimizado” para essas redes. Hoje vamos ver como utilizar shortlinks para ganhar alguns caracteres e utilizá-los para outro fim.

Porque Usar Shortlinks?

Como o número de caracteres nas redes é bem limitado – 140 caracteres no Twitter por exemplo – algumas URLs ultrapassam esse limite, perdendo a utilidade em redes sociais para compartilhamento. Isto acaba sendo um ponto negativo quando se tem um post ótimo, que deve ser compartilhado.

Até pouco tempo atrás a solução era usar um encurtador de urls para compartilhar o link, era – e ainda é – um pouco cansativo ter de abrir o site do encurtador, colar o link original, pegar o novo link e sair distribuindo. Esta era a solução!!!!

Além disso, faltaram alguns pontos que quase ninguém parou para pensar, sim estou falando sobre SEO e os encurtadores… faltaram questões como:

  • O redirecionamento é 301, 302…?
  • O site vai receber o link juice da URL encurtada?
  • O Page Rank vai para o encurtador ou para o site?
  • etc…

Com os shortlinks providos pelo WordPress, você não vai precisar fazer responder a estas perguntas ou até mesmo ter de refazer sempre o mesmo processo em um encurtador. Outro ponto é que o WordPress 3.0 também gera automaticamente um link no cabeçalho (antes de fechar a tag </head>) com o shortlink, seria algo +/- assim:


<link rel="shortlink" href="http://www.seusite.com/?p=717" />

O segredo por trás desta funcionalidade é justamente o ID do post, como você pode ver – /?p=717.

O Shortlink

Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 3

1

Nós post anteriores sobre esta série ainda não tinha lançado o WordPress 2.9. Como ainda não deixei de tratar das novas funções do wordpress 2.8 vou citar algumas funções e já da uma introdução a versão 2.9

A seguir vou listar os post anteriores a este:
Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 1
Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 2

automatic_feed_links()

Função adicionada na versão 2.8. Consiste básicamente em gerar ou não o Feed RSS no template, ou seja, se ao usar este template vai ter o não o feed RSS:

automatic_feed_links(false);//sem saida rss
automatic_feed_links();//com saida rss... o mesmo que true

Como Colocar Favicon em Seu Website

7

favicon_tutorial1

Hoje decidi fazer este post sobre favicons, mostrar seus benefícios e como inserir favicons que funcione no IE (Internet Explorer) e em todos ou outros navegadores. Vai ser bem completinho:

O que é favicon?

Favicon nada mais é do que aquelas pequenas imagens que aparecem no navegador ao lado do endereço do site. Para maiores e melhores detalhes veja a descrição do Winkipédia:

Favicons (palavra derivada de favorite (favorito) e icon (ícone)) são pequenas imagens no formato *.ico com de cerca de 16×16 pixels que ficam guardados em um site para visualização pelo navegador. Em alguns navegadores como Internet Explorer até a versão 6, só exibem os favicons quando um site é adicionado aos favoritos. Neste caso, apenas no menu correspondente aos favoritos pode-se encontrar a imagem. Em outros navegadores como Firefox, Opera e Internet Explorer 7(+), os favicons podem ser encontrados também nas abas e na barra de endereço.

Os favicons também tem teor de acessibilidade pois ajudam um usuário comum a identificar uma página quando ela está exibida em uma lista ou em uma barra de abas. Visando isto, muitos favicons são imagens simplificadas do logotipo da marca que representam.

Na ausência de um favicon, os navegadores exibem seu próprio ícone ou um ícone padrão como uma folha em branco.

Benefícios

Alguns benefícios que podemos conquistar com o uso de uma favicon são os listados abaixo:

  • É otimo para marcar seu site tornando a localização deste mais fácil e de brinde tem até um destaque a mais;
  • Seu site vai ganhar uma aparência mais profissional e exclusiva que pode levar a mais links para seu site melhorando a parte do SEO (aqui já entra PR).

Preparando o terreno

Como tudo o que vamos fazer tem um requisito este não deixa de ser diferente. Para este processo precisamo de uma imagem no formato .ico com 16×16 pixels que pode ser feita usando o Photoshop ou Fireworks ou o seu programa de preferência. Para o processo que explicarei agora recomendo que faça a imagem em um formato grande uns 100×100 pixels deve ser o suficiente.

Todas as Categorias