Adeus IE6 – Plugin jQuery Hardcore Para Dar Um Fim ao Internet Explorer 6

Você já deve ter visto vários plugins na Internet para bloquear usuários do Internet Explorer, mas nenhum é como este – e olha que eu procurei….

Diga adeus de uma vez por todas ao Internet Explorer 6

Página do projeto | Instruções | Demonstração

A Estratégia

A estratégia que montei para este plugin tem o mesmo objetivo dos demais, mas de uma forma diferente. Basicamente os plugins atuais ou pedem unicamente para atualizar o Internet Explorer ou usar outro navegador, o que não acho interessante em nenhum dos casos. Por quê? Simplesmente porque se eu unicamente atualizar o Internet Explorer 6 para uma versão mais recente (no momento seria o IE8), os outros browser que convenhamos, são melhores, iriam “ficar de lado”, o que não considero bom pois as novidades estão surgindo dos “outros” browser, além da taxa de novas atualizações serem bem maior do que o Internet Explorer. Há mais motivos, mas você já deve estar processando em sua mente boa parte deles :).

Por outro lado, se eu somente migrar para outro navegador, o bendito do IE6 vai continuar instalado no PC do seu visitante, correndo o risco de volta e meia ele usar o IE6, o que não queremos.

Bom diante disso o Adeus IE6, primeiramente bloqueia o usuário (em outra palavras ele não navega no site :)), “forçando” a atualização… mas ele vai ser convencido de que será melhor atualizar logo seu navegador ;).  Em primeiro caso a atualização do Internet Explorer, depois… se ele quiser… ele testa outro browser (melhor um pássaro na mão do que 2 voando). Enfim o visitante terá todas as opções, agora caberá a ele fazer a sua escolha.

Tome Cuidado

Falo isso pois cada website tem a sua realidade… este site por exemplo, desde que foi desenvolvido, foram 889 visitas do IE6 no prazo de 1+ ano, em comparação ao total de visitas não chega nem a 4% (to falando sério). É claro que meu público alvo são webdesigners e relacionados, ou seja, ninguém usa IE6, o que já não ocorre em um portal de uma cidade por exemplo. Não da pra você bloquear usuários do IE6 em site se eles fazem boa parte dos visitante… é suicídio fazer isso!!!

Adeus IE6 Veio Para Somar

Adeus IE6 é somente uma forma diferente para uma boa ação: atualizar o Internet Explorer 6. Se você não gostou desse plugin, vou listar os melhores que já vi na internet, veja qual se encaixa à sua necessidade e use-o!!!!

IE6 No More – Exibe um alerta para a atualização do navegador. Em diversas línguas.
Update Your Browser –  Criado por Richard Barros também é uma ótima opção para quem deseja um modelo mais simples. Vale a pena dar uma conferida. Também em diversas línguas.

Como Usar Adeus IE6?

Simples, fácil e rápido. Apenas cole o código a seguir no seu site ou pegue o código fonte no Github – personalize, mude as cores, faça o que quiser, contando que ajude a dar um fim no Internet Explorer 6 já é mais do que suficiente (Não se esqueça de dar os devidos créditos para quem fez :)).

<!--[if lt IE 7]>
<script type="text/javascript" src="http://mateus007.github.com/adeus-ie6/jquery.adeus.ie6.min.js"></script>
<![endif]-->

Não é necessário iniciar o plugin, o processo já é automático… Lembre-se também que Adeus IE6 é um plugin jQuery então é necessário que você tenha a biblioteca em seu site.  Se você vai passar a usar o plugin, obrigado por apoiar este projeto, se não thanks pela leitura…

Comentem o que acharam e divulguem para a sua rede de contatos!!!

30 Comentários

  1. Fernando Norte disse:
    24 de junho de 2010 às 13:54

    Como assim “Bloqueia” o usuário? Explica isso melhor.

    1. Mateus Souza disse:
      24 de junho de 2010 às 14:28

      Bloqueia…o usuário não navega no site…entendeu?

  2. Leonardo Ferreira disse:
    24 de junho de 2010 às 16:48

    Bem q o orkut podia usar um plugin desses, heheh!!
    O aviso deles pra atualizar o ie6 parece q ainda não adiantou muita coisa… tem site por aqui q ainda tem quase 20% de acesso pelo maldito.

  3. David disse:
    24 de junho de 2010 às 17:05

    Muito legal o plugin!
    Mas acho que ficaria melhor se a div do aviso ficasse fixada, mesmo com rolagem.
    Pq aqui eu testei e quando você rola a página até o final fica com overlay mas o aviso fica no topo.
    Isso podia ser solucionado se ao invez de position absolute tivesse um position:fixed
    ;)

    1. Mateus Souza disse:
      24 de junho de 2010 às 17:13

      Hum…eu tentei prever isso!!! aqui no meu pc ele está bloqueando a rolagem…
      pode me enviar uma screenshot do que esta acontecendo ai? por aqui não…me manda um e-mail ou me add no MSN que eu vou dar um jeito nisso já já.
      Meus contatos nem precisa falar onde esta né? :P

    2. Mateus Souza disse:
      24 de junho de 2010 às 18:14

      Problema fixado!!!
      já esta atualizado, não precisa mexer em nada. Vlw David por reportar o problema.
      Se o mesmo persistir por favor me avise.

  4. Carlos Gonçalves disse:
    25 de junho de 2010 às 02:50

    Bom, eu já não concordo com essa abordagem. Acredito que o sistema/site deve ter uma outra forma de visualização para navegadores antigos ou restritos, como os de celulares.

    Na empresa onde trabalho (grande no setor público), por questões de segurança apenas softwares homologados podem ser utilizados. E esse processo de homologação às vezes demora. Para se ter uma idéia, nem tiveram tempo de homologar o IE7, saíram do 6 para o 8. Algumas unidades (ainda) são piloto e a maioria, espalhadas por todo o país, ainda usam IE6.

    Nesse caso, o usuário não tem escolha. Por isso ele deve ser penalizado?

    A escolha do navegador deve ser opção do usuário, não do site que ele escolheu acessar. Dessa maneira estamos voltando aos tempos em que os sites só funcionavam no IE, mas agora é ao contrário: não funcionam no IE.

    Bom, esses são meus dois centavos.

    1. Mateus Souza disse:
      25 de junho de 2010 às 08:47

      Muito bem dito Carlos…mais como eu disse essa é só uma das opções e cabe ao desenvolvedor saber onde deve usar o plugin.

      Pegue por exemplo o iPhone, sem flash…e eles estão preocupados com isso? não tão nem ai…quem desenvolve para iPhone tem que ir buscar outros meios que não seja flash. De certo modo eles estão forçando o fim do flash (se é que teve um começo) no iPhone. Eu acho que na web não deve ser diferente, se a comunidade se juntar e resolver da um fim no IE6, a gente consegue, porque somos nós que desenvolvemos a web, e o usuário vai se adptar a isso…se não se adaptasse os sites hoje seria estilo 1998 (eu nem era dessa época), tudo simples e feio :). Além do mais que quem ganha com isso é o próprio usuário.

      Mais você “falou e disse”, fica ai essa questão pra pensar antes de usar o plugin.

      No meu caso BLOQUEIO MERMO, sadhuysahduasuhdu; não vou deixar de usar uma tecnologia melhor em um site só pra satisfazer um público que nem me interessa. Sou meio radical, mais prefiro fazer isso agora e ajudar a acabar logo com o IE6, pra no futuro ficar mais tranquilo e desenvolver cada vez melhor, do que esperar pacientemente o IE6 acabá por si mesmo.

      1. Carlos Gonçalves disse:
        14 de abril de 2011 às 09:59

        Voltando porque assinei os comentários por email :D Eu comecei com Netscape 2, IE3… entre 97/98.

        Já saí da empresa que citei, então posso falar: era a Caixa Econômica Federal. Não sei como está agora, mas na época em que escrevi o comentário TODAS as agências e outros setores do banco em todo o país ainda usavam IE6. Imagina bloquear esse pessoal todo…

        Ainda tinha que sair consertando código que não funcionava nos navegadores mais recentes, à medida em que os navegadores estavam sendo implantados.

        Mas a idéia é boa. Acho que a sugestão do Luiz Felipe seria melhor, mostrar que o navegador está desatualizado, e dar a opção para continuar por sua conta e risco.

        1. Mateus Souza disse:
          14 de abril de 2011 às 10:26

          Nossa, você é das antigas…

          Sim, a sugestão do Luiz Felipe é boa, mas hoje acho que isso nem entra mais em questão, quase ninguém usa o IE6, essa semana mesmo saiu a notícia do Seven ter ultrapassado o XP, enfim, o IE6 está morrendo, e eu ainda fico com a idéia de matar ele nem que seja forçado.

          Agora se o cara quiser deixar o cara continuar usando, é só baixar e modificar o script, que é bem fácil :)

    2. Junior disse:
      29 de outubro de 2012 às 01:11

      Compreendo você,
      mas hoje em dia navegadores mais modernos dispõe de inúmeras novas tecnologias que tornam a experiência do usuário muito melhor, e podemos dispor muito mais recursos em um site.
      Sou desenvolvedor e o Internet Explorer é o navegador mais chato pra se desenvolver pra ele. Sei que no setor público é tudo muito mais lento, mas hoje em dia convenhamos, o IE6 já passou da hora.
      E hoje em dia existem mais opções de navegador para o usuário.

      Eu acho q o IE6 já vai tarde, e devia levar junto o 7. Os dois são um pesadelo na vida de qualquer desenvolvedor.

  5. Carlos disse:
    27 de junho de 2010 às 17:58

    Usando o IEca 5.5 não aparece nada…
    Como fazer pra aparecer pro 5.5, 6 e pro 7?

    1. Mateus Souza disse:
      28 de junho de 2010 às 08:42

      O código foi ajustado para aparecer no IE5.5, mais nem jQuery funfa no IE5 :).
      Para que apareça no IE7, você precisa baixar o código fonte e alterar a versão de 6 para 7.

      O link para o repositório é este: http://github.com/mateus007/Adeus-IE6

  6. Fernando disse:
    27 de junho de 2010 às 23:52

    Concordo com a proposta. Também adotei nos sites de meus clientes, mas sem usar Javascript, apenas CSS. Veja ae (no IE6): http://www.graficaaquaprint.com.br/

    .

  7. Luiz Felipe disse:
    28 de junho de 2010 às 13:22

    Cara, acho tenho uma idéia melhor. Por que você não coloca um botão “Continuar mesmo assim”?
    Acho que será melhor, pois o usuário do IE6 verá os erros que estão aparecendo por conta de seu navegador antigo e isso será de um peso maior para ele migrar para navegadores mais novos.
    Vendo o problema a chance de o usuário parar de usar o IE6 é maior do que porque um site simplesmente quis bloqueá-lo.
    Mas nesse caso, façam um site bem incompatível o IE6 ^^

    Abraços.

    PS: vou almoçar… =)

  8. Leandro Zambelli disse:
    13 de agosto de 2010 às 10:32

    No caso isso aí é feito com jquery, mas acontece de pessoas usarem o IE6 com o JS desligado. Aí não vai aparecer mensagem nenhuma, o ideal é usar uma alternativa sem JS.

    Também, bloquear o usuário não é legal e não forçará ele a baixar outro, ele simplesmente vai para outro site.

    Muitas pessoas que querem fazer um site (potenciais clientes) não entedem muito desse negócio de navegador e ficarão muito frustrados quando entrarem no seu site.

    Enfim, toda iniciativa para acabar com o IE 6 é bem vinda. Gostei muito da apresentação do aviso, bem limpo e bonito.

    Abraços

    1. Mateus Souza disse:
      8 de setembro de 2010 às 20:44

      Concerteza Leandro, bloquear ie6 é uma decisão um tanto que difícil depedendo do caso. Vlw pelo comment!!!

  9. Jones disse:
    1 de outubro de 2010 às 08:20

    thanks for nice and helpful post.

  10. Edson Vieira - blog desenvolvendo disse:
    20 de outubro de 2010 às 19:00

    Será que é por aí? Ou será que com o tempo o Internet Explorer 6 morrerá com as novas aquisições de computadores, já que vem com o Internet Explorer 8 instalado?
    Minha opinião é que sim, nenhum computador dura para sempre.

  11. Henrique disse:
    12 de novembro de 2010 às 14:47

    Parabens, gostei do seu script, muito pratico e funcional.
    Baixei e estou usando no meu sistema, pois sempre tem um com IE6.

  12. Lucas Peperaio disse:
    4 de janeiro de 2011 às 15:29

    poupou um trabalhão hein colega….valeu pelo plug-in

    1. Mateus Souza disse:
      4 de janeiro de 2011 às 15:36

      Precisar tamos ai!!!

  13. hugo fabricio disse:
    1 de abril de 2011 às 10:00

    Muito boa a iniciativa.

  14. Hugo Henrique disse:
    14 de abril de 2011 às 03:23

    Cara Adorei essa Opção no Caso de desenvolvedor usar o Ie6 é muita sacanagem, mais bloquer usuario é meio chato, tem como fazer alguma variação, tipo informa-lo que existe um IE mais atual e disponibilizar link, mais avisar com carinho, tipo o site é melhor visualizado em um broser mais novo e blá blá blá….

    Forte Abraço

    PS:: Seguinte adorei seu blog, e obrigado por essa grande iniciativa, estou aprendendo muiiito aqui… valeu…

    1. Mateus Souza disse:
      14 de abril de 2011 às 09:25

      Massa! Assine meu feed então e aguarde por novidades :)

  15. DanCM disse:
    18 de julho de 2012 às 10:53

    O Facebook poderia criar algo como o “Dia do navegador atualizado” e nesse dia deixar entrar no site só quem tivesse com o navegador “em dia”.

    Muita gente baixaria navegadores novos, e muitos passariam a usá-los frequentemente.

    1. mateussouzaweb disse:
      20 de julho de 2012 às 10:01

      É verdade @DanCM, mas fazer algo deste tipo vai causar muito prejuízo para eles…
      Deveriam fazer ao menos uma campanha para incentivar a atualização dos navegadores.

  16. Piadas Engraçadas disse:
    29 de julho de 2013 às 18:48

    Muito show de bola, estou usando no meu site que é feito em HTML5+CSS3 porém ele funciona no IE6/IE7/IE8 com algumas limitações, seria bom lançar uma versão que de a possibilidade do visitante continuar navegando (tipo um popup como botão [X] para o cara continuar assim mesmo)!

    Valeu.

  17. paola disse:
    16 de janeiro de 2015 às 11:17

    Olá, vc poderia disponibilizar o codigo novamente? não esta mais no ar. preciso muito deste js. Obrigada

  18. caricaturas disse:
    27 de abril de 2015 às 08:39

    Vou usar para garantir que vão ver o conteúdo correto!!! Valeu……..

Faça um Comentário