Tuild – Um Construtor / Compressor de Peso!

Depois de muito tempo sem postar nada no blog, hoje venho trazer uma ferramenta que criei usando NodeJS. Nada mais, nada menos do que o “Tuild” – uma junção das palavras “this & build”.

O Tuild é um construtor/compressor (em inglês: build/minifier) para CSS, HTML e JS. Se ainda não caiu a ficha, o Tuild é uma alternativa – elegante – para:

Enfim, o Tuild é um “tudo em um”, com mais opções (suporte a HTML por exemplo). O motivo da criação do Tuild é exatamente esta: ter um construtor e compressor simples, porém avançado e central, atendendo as principais necessidades de qualquer projeto web.

Tutorial – Copiando Seleção com jQuery

Hoje eu vou criar um experimento bem simples, já que faz um tempinho que não faço experimentos. O experimento é: Recuperar o texto selecionado e exibir qual é este texto; parece uma simulação do copiar e colar… vamos lá:

Demonstração | Download dos arquivos

1  – HTML

O HTML é bem simples, apenas iremos precisar de um botão e uma área para colar o texto selecionado, segue abaixo:

Dica Rápida – Requisições Ajax Avançadas com jQuery

Hoje vou mostrar uma dica rápida e avançada que pode te ajudar a manter seus sistema mais seguros, quando se trabalha com Ajax. Irei desenvolver encima do PHP e do jQuery, mas a dica vale para qualquer biblioteca (PHP, ASP…) e framework (jQuery, Mootools…), inclusive se for na mão mesmo, sem framework.

Quando o jQuery faz uma requisição em Ajax, é passado um cabeçalho header com a seguinte variável:

$_SERVER['HTTP_X_REQUESTED_WITH']

E a partir dai, muita gente faz até uma função para checar se a requisição é ajax e alterar o comportamento do sistema de acordo com o resultado:

/**
 * Checa se é uma requisição em ajax através do cabeçalho header
 * @return boolean
 */
function checkAjax(){
	return (isset($_SERVER['HTTP_X_REQUESTED_WITH']))? TRUE : FALSE;
}

Até ai tudo bem… mas o que quero mostrar é porque que com o jQuery, há esse cabeçalho adicional, e como podemos adicionar novos cabeçalhos com Javascript. Vamos lá:

Quais São os Melhores Frameworks Para PHP, Ruby, JS e CSS?

Creio que você já deve ter feito esta pergunta pelo menos uma vez quando pensou em usar algum framework para desenvolver. Foi pensando nisso que alguém (não consegui localizar o autor, somente a hospedagem) fez um site comparando os melhores frameworks atuais.

http://www.bestwebframeworks.com/
bestwebframework2

É o site que precisávamos… uma vez selecionado a linguagem, será exibida uma tabela com pelo menos alguns pontos básicos:

  • Licença;
  • Requisitos;
  • Recursos;
  • Compatibilidade.

Quem tiver dúvidas creio que ao visitar este site terá mais certeza de qual framework precisa. Para não ficar só na dica eu vou falar os melhores na minha opinião: