Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 2

Voltando a série de post sobre as novas funções do WordPress 2.8, hoje vou falar sobre a função is_page ou is_page_or_sub.

wordpress28ispage

Se você ainda não leu o primeiro post desta série, eis ai o link:

Parte 1

is_page ou is_page_or_sub(); function

Vamos inventar uma situação, talvez eu acerte na mosca o que você precisa ou então passe raspando, rsrs. Em alguns projetos é necessário um estilo diferenciado ou uma função especial para uma determinada página. Peguemos como exemplo uma página de portfólio. Até o wordpress 2.7 você declararia o seguinte código em php para criar esta função especial ou seja lá o que for:

Iniciando com CSS3

imgcss3

Já faz algum tempo que o CSS3 foi lançando e eu ainda não falei nada sobre ele. Pois bem, vamos dar uma introdução ao CSS3. Antes de mais nada quero deixar bem claro que nem todos os navegadores tem suporte ao CSS3, não preciso nem citar o IE6 né :). Aqui vale apenas citar os que possuem suporte: Firefox 3+, Safari 4+ e Opera 9.5+. Vamos iniciar com a história do CSS:

A História do CSS

O Primeiro código CSS foi proposto por um cara chamado Hakon Lie em Outubro de 1994. Logo depois, em 1995, foi criado um workshop e com isso surgiu a W3C. Um ano se passou e o CSS1 começou a ser recomendado, exatamente em 1997. Muitos trabalhos e estudos foram feitos em cima do CSS1 e em meados de 1998, mas precisamente em Maio, o CSS2 tornou-se uma linguagem de marcação recomendada pela W3C. Desde então, apenas esboços foram apresentados como módulos em Junho de 1999 (CSS3).

Com essa pequena introdução, já percebe-se que o CSS3 vem sendo planejado a muito tempo. Chega de “papo furado” e vamos prosseguir.

Novidade do CSS3

Novidades são muitas… o melhor delas é que são úteis :). Veja a lista das principais propriedades que são novidades, com o surgimento do CSS3:

Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 1

Wordpress 2.8Hoje vou trazer um pouquinho das novidades do WordPress 2.8, mais antes disso quero dar a minha avaliação sobre essa nova versão:

Realmente melhorou muito, algumas novidades são bastante úteis como,  melhor gerenciamento de tags, adição de novos temas sem necessidade de ftp (basta ter o zip, fazer o upload e depois é só alegria) e muito mais. Pra mim a função de maior revelância foi a parte de plugins, buscar e instalar novos plugins rapidamente realmente merece destaque.

É claro que isso também é possivel com templates/temas, mas convenhamos,  não vou trocar o template toda hora… com o plugins é mais bacana pois podemos incrementar nosso website.

Pontos que deixaram a desejar também há, vou falar somente um. Quando você arasta um widget para a sidebar ele automaticamente salva mais não exibe nenhum alerta, o mesmo acontece quando se altera um widget. De qualquer modo parabéns a equipe do WordPress…

Voltando para as novas função do WordPress 2.8 mais especificamente para o desenvolvimento de templates, existem algumas functions bacanas e que vem a calhar, dentre as que eu conheço vou falar sobre:

  1. body_class();
  2. is_page ou is_page_or_sub();
  3. is_category_or_sub
  4. Talvez mais…

Vai ser muita coisa então vou dividir em partes pra não ficar cansativo. Hoje vamos falar sobre a function body_class();.

Function body_class();.

Funciona basicamente assim, cada página tera uma classe que a identifica, exemplo:

Um Empurãozinho Pra Quem Quer Aprender Flex

Bom pessoal depois de muito tempo sem postar, vou divulgar um material pra quem está querendo aprender flex…

Primeiramente vamos à um e-book (dividido em 5 partes) em português para iniciantes:

O livro foi desenvolvido por Mário Santos e tem de tudo, no final você já vai saber fazer algumas animações conexão com banco de dados, alterar, excluir, enfim fazer um sisteminha bacana. Quem quiser baixar este e-book e mais algumas coisas visite http://msdevstudio.com/blog/downloads/ e boa sorte…

Agora aqueles que não gostam de ler e não tem problema com screencasts em inglês você pode aprender diretamente do site da Adobe: http://www.adobe.com/devnet/flex/videotraining/

Acho que já tem conteúdo o bastante para aprenderem, uma vez que um conteúdo leva a outro (por isso que eu gosto da internet, hehe).

Abraços e até a próxima.

Menu Com Efeito Hover Perfeito Em Todos Os Navegadores!!!

Bom hoje eu vou postar um dos meus “macetes” que uso pra me ajudar na produção de sites… é o famoso “don’t repeat yourself”:

Demonstração / Download

Primeiro vamos ao conceito. Seria um modelo já produzido para agilizar o seu trabalho como webdesigner, por exemplo, você ta lá ganhando o pão de cada dia e se depara com um menu como este… não é mais facil usar o famoso CTRL+C e CTRL+V? Pois bem, este é o conceito… e acredite, sua produtividade vai aumetar e muito... chega de fica perdendo tempo escreve linhas e linhas de código, torrando a cabeça, ouvindo o chefe gritar no seu ouvido porque o job está atrasado… ok, eu apelei mais é essa a intenção.

É claro que cada menu é diferente um do outro e tals, enfim… o objetivo é ter em mãos um modelo propriamente feito, compatível com todos os navegadores, ai é só fazer o jogo do copiar e colar, um pouquinho de alteração aqui… outro ali… e voalá… menu certinho e produzido pelo menos na metade do tempo. Já deu pra entender né…

Como não te muito o que falar vamos logo ao bendito menu em css:

HTML:

<ul class="menu">
<li><a href="">Home</a></li>

<li><a href="">Contato</a></li>
<li><a href="">Serviços</a></li>
<li><a href="">Musica</a></li>
<li><a href="">Teste</a></li>
</ul>

O codigo HTML é só isso mesmo, uma lista simples, nada demais…

CSS:

ul.menu li {
float:left;
background: #333;
padding:0px;
line-height: 30px;
border-style: solid;
border-width: 1px;
border-color: #404040 #1a1a1a #1a1a1a #505050;
}
ul.menu li a{
display: block;
padding: 5px 30px;
color: #fff;
font-size:17px;
font-family:Arial,Helvetica,sans-serif;
text-decoration: none;
font-weight: bold;
}
ul.menu li a:hover, ul.menu li:hover{
color: #fff;
background: #4698ca;
border-top-color: #5db1e0 !important;
border-left-color: #5db1e0;
}

Se você fizer o download dos arquivos verá que quase todas as linhas de códigos do CSS (algumas seria idiotisse comentar) estão comentadas explicando o funcionamento de cada uma.

Até a próxima.