Tuild – Um Construtor / Compressor de Peso!

Depois de muito tempo sem postar nada no blog, hoje venho trazer uma ferramenta que criei usando NodeJS. Nada mais, nada menos do que o “Tuild” – uma junção das palavras “this & build”.

O Tuild é um construtor/compressor (em inglês: build/minifier) para CSS, HTML e JS. Se ainda não caiu a ficha, o Tuild é uma alternativa – elegante – para:

Enfim, o Tuild é um “tudo em um”, com mais opções (suporte a HTML por exemplo). O motivo da criação do Tuild é exatamente esta: ter um construtor e compressor simples, porém avançado e central, atendendo as principais necessidades de qualquer projeto web.

CSS Hooks – Introdução a Nova Extensão do jQuery

$.cssHooks, basicamente é uma extensão para as funções .css() e .animate(), ou melhor dizendo, é uma forma de implementar novas propriedades a estas funções, sem a necessidade de alterar o código fonte, por isto é chamada como extensão. Com $.cssHooks, você pode criar infinitas possibilidades para se trabalhar o CSS com jQuery.

Hook é uma palavra em inglês que significa “gancho“. Aplicado ao nosso assunto ficaria “ganchos CSS” :).

O plugin jQuery Rotate, que ilustra bem como funciona $.cssHooks. Vamos a introdução para aprender e criar nossos próprios CSS Hooks:

Avançando com CSS3 – Entendendo as Cores

Em mais um post sobre CSS3, hoje vamos nos prender especificamente nas cores em CSS3, mas vamos nos prender mesmo… O objetivo de hoje é fazer com que tenhamos (e eu também estou incluso) pleno conhecimento das características e diferenças que há em cada “modo” nas cores. Vamos lá:

No CSS2 a cor mais usada é no formato hexadecimal (#000000), logo depois, neste rank vem a definição da cor de acordo com o seu nome (black), chamada de color-name – não entrarei em mais detalhes. De fato estes dois modos (principalmente o primeiro), são mais que suficiente para se trabalhar com cores em CSS. Sendo assim, antes de entrar nas cores em CSS3, vamos dissecar o formato hexadecimal, que é onde encontraremos nossa “inspiração” para entender as cores em CSS3.