Avançando com CSS3 – Trabalhando com Backgrounds

Voltando a falar sobre CSS3, hoje vamos analisar as novidades para backgrounds, ou fundos em português, ver o que é possivel fazer com eles e já ir para a prática:

  • background-origin
  • background-clip
  • background-size
  • fazer camadas com múltiplas imagens de fundo

Acompanhe os posts anteriores (importante):

Iniciando com CSS3
Prosseguindo com CSS3 – Bordas e Sombras

Background-origin

Como você já deve saber, ao setar um imagem de fundo em algum elemento, a imagem sempre será posicionada a partir do padding, ou seja, depois da borda. Com background-origin, você pode alterar este posicionamento inicial.

Afinal de Contas, Quantos Vendors (Prefixos) CSS Existem?

Quem já trabalha com CSS3 no mínimo já fez essa pergunta várias vezes: quantos vendors/prefixos CSS exitem e quais devo usar? Vamos de uma vez por todas responder a esta pergunta!

Primeiramente para quem não está a par do que é um vendor, vou explicar rapidamente para que você entenda:

Vendor é um especificação própria de uma enginer, uma extensão prevista pelo W3C para os navegadores criarem suas próprias propiedades; Geralmente usadas na fase de testes ou para debugar o comportamento/resultado. A sintax para um vendor é a seguinte (não se preoculpe, você não vai precisar desenvolver um vendor, a não ser que esteja desenvolvendo um navegador :)):

-vendor-aPropriedadeCSS

Prosseguindo com CSS3 – Bordas e Sombras

CSS 3: border-radius | border-image | box-shadow

Seguindo com a série de posts sobre CSS3, hoje vamos falar sobre bordas e sombra (border e shadow em inglês) com CSS3, mais especificamente falaremos sobre:

  • border-color
  • border-image
  • border-radius
  • box-shadow

Se você não viu o post anterior a este, é bom ver agora :

Iniciando com CSS3

A partir de agora os tutoriais desta série serão feitos em HTML5 e CSS3, então pare de usar Internet Explorer < 9. Se você ainda não conhece os seletores em CSS3, veja o artigo anterior.  Algumas propriedades só funcionam em determinados browsers, quando isso ocorrer vou informar :).

Linha Framework – Desenvolva Front-end com Mais Qualidade!

Bom dia, boa tarde, boa noite… depois de muito tempo sem atividade no blog venho trazer uma novidade para vocês. Alguns já devem saber o que é, não vou ficar de papo furado então vamos direto a novidade:

Linha Framework

Trata-se de um framework (meio obvio não?) para desenvolvimento front-end – HTML, CSS e Javascript. Se você já usou algum grid CSS, como o 960.gs ou Blueprint por exemplo, irá se familiarizar facilmente com este framework, mas o Linha Framework é mais completo.

É mais completo pois não fica somente no grid CSS, temos o grid template (PSD), marcação HTML e CSS, sem falar do plugins para jQuery em támbem. Acredite, desenvolver com um framework poupa e muito o seu tempo. Passando um pouco para a prática, você poderá desenvolver as três camadas (HTML, CSS e JS) de uma só vez, de forma fácil e rápida.

Quais São os Melhores Frameworks Para PHP, Ruby, JS e CSS?

Creio que você já deve ter feito esta pergunta pelo menos uma vez quando pensou em usar algum framework para desenvolver. Foi pensando nisso que alguém (não consegui localizar o autor, somente a hospedagem) fez um site comparando os melhores frameworks atuais.

http://www.bestwebframeworks.com/
bestwebframework2

É o site que precisávamos… uma vez selecionado a linguagem, será exibida uma tabela com pelo menos alguns pontos básicos:

  • Licença;
  • Requisitos;
  • Recursos;
  • Compatibilidade.

Quem tiver dúvidas creio que ao visitar este site terá mais certeza de qual framework precisa. Para não ficar só na dica eu vou falar os melhores na minha opinião: