Afinal de Contas, Quantos Vendors (Prefixos) CSS Existem?

Quem já trabalha com CSS3 no mínimo já fez essa pergunta várias vezes: quantos vendors/prefixos CSS exitem e quais devo usar? Vamos de uma vez por todas responder a esta pergunta!

Primeiramente para quem não está a par do que é um vendor, vou explicar rapidamente para que você entenda:

Vendor é um especificação própria de uma enginer, uma extensão prevista pelo W3C para os navegadores criarem suas próprias propiedades; Geralmente usadas na fase de testes ou para debugar o comportamento/resultado. A sintax para um vendor é a seguinte (não se preoculpe, você não vai precisar desenvolver um vendor, a não ser que esteja desenvolvendo um navegador :)):

-vendor-aPropriedadeCSS

Prosseguindo com CSS3 – Bordas e Sombras

CSS 3: border-radius | border-image | box-shadow

Seguindo com a série de posts sobre CSS3, hoje vamos falar sobre bordas e sombra (border e shadow em inglês) com CSS3, mais especificamente falaremos sobre:

  • border-color
  • border-image
  • border-radius
  • box-shadow

Se você não viu o post anterior a este, é bom ver agora :

Iniciando com CSS3

A partir de agora os tutoriais desta série serão feitos em HTML5 e CSS3, então pare de usar Internet Explorer < 9. Se você ainda não conhece os seletores em CSS3, veja o artigo anterior.  Algumas propriedades só funcionam em determinados browsers, quando isso ocorrer vou informar :).

Iniciando com CSS3

imgcss3

Já faz algum tempo que o CSS3 foi lançando e eu ainda não falei nada sobre ele. Pois bem, vamos dar uma introdução ao CSS3. Antes de mais nada quero deixar bem claro que nem todos os navegadores tem suporte ao CSS3, não preciso nem citar o IE6 né :). Aqui vale apenas citar os que possuem suporte: Firefox 3+, Safari 4+ e Opera 9.5+. Vamos iniciar com a história do CSS:

A História do CSS

O Primeiro código CSS foi proposto por um cara chamado Hakon Lie em Outubro de 1994. Logo depois, em 1995, foi criado um workshop e com isso surgiu a W3C. Um ano se passou e o CSS1 começou a ser recomendado, exatamente em 1997. Muitos trabalhos e estudos foram feitos em cima do CSS1 e em meados de 1998, mas precisamente em Maio, o CSS2 tornou-se uma linguagem de marcação recomendada pela W3C. Desde então, apenas esboços foram apresentados como módulos em Junho de 1999 (CSS3).

Com essa pequena introdução, já percebe-se que o CSS3 vem sendo planejado a muito tempo. Chega de “papo furado” e vamos prosseguir.

Novidade do CSS3

Novidades são muitas… o melhor delas é que são úteis :). Veja a lista das principais propriedades que são novidades, com o surgimento do CSS3: