Afinal de Contas, Quantos Vendors (Prefixos) CSS Existem?

Quem já trabalha com CSS3 no mínimo já fez essa pergunta várias vezes: quantos vendors/prefixos CSS exitem e quais devo usar? Vamos de uma vez por todas responder a esta pergunta!

Primeiramente para quem não está a par do que é um vendor, vou explicar rapidamente para que você entenda:

Vendor é um especificação própria de uma enginer, uma extensão prevista pelo W3C para os navegadores criarem suas próprias propiedades; Geralmente usadas na fase de testes ou para debugar o comportamento/resultado. A sintax para um vendor é a seguinte (não se preoculpe, você não vai precisar desenvolver um vendor, a não ser que esteja desenvolvendo um navegador :)):

-vendor-aPropriedadeCSS

Adeus IE6 – Plugin jQuery Hardcore Para Dar Um Fim ao Internet Explorer 6

Você já deve ter visto vários plugins na Internet para bloquear usuários do Internet Explorer, mas nenhum é como este – e olha que eu procurei….

Diga adeus de uma vez por todas ao Internet Explorer 6

Página do projeto | Instruções | Demonstração

A Estratégia

A estratégia que montei para este plugin tem o mesmo objetivo dos demais, mas de uma forma diferente. Basicamente os plugins atuais ou pedem unicamente para atualizar o Internet Explorer ou usar outro navegador, o que não acho interessante em nenhum dos casos. Por quê? Simplesmente porque se eu unicamente atualizar o Internet Explorer 6 para uma versão mais recente (no momento seria o IE8), os outros browser que convenhamos, são melhores, iriam “ficar de lado”, o que não considero bom pois as novidades estão surgindo dos “outros” browser, além da taxa de novas atualizações serem bem maior do que o Internet Explorer. Há mais motivos, mas você já deve estar processando em sua mente boa parte deles :).

Por outro lado, se eu somente migrar para outro navegador, o bendito do IE6 vai continuar instalado no PC do seu visitante, correndo o risco de volta e meia ele usar o IE6, o que não queremos.

Bom diante disso o Adeus IE6, primeiramente bloqueia o usuário (em outra palavras ele não navega no site :)), “forçando” a atualização… mas ele vai ser convencido de que será melhor atualizar logo seu navegador ;).  Em primeiro caso a atualização do Internet Explorer, depois… se ele quiser… ele testa outro browser (melhor um pássaro na mão do que 2 voando). Enfim o visitante terá todas as opções, agora caberá a ele fazer a sua escolha.

Linha Framework – Desenvolva Front-end com Mais Qualidade!

Bom dia, boa tarde, boa noite… depois de muito tempo sem atividade no blog venho trazer uma novidade para vocês. Alguns já devem saber o que é, não vou ficar de papo furado então vamos direto a novidade:

Linha Framework

Trata-se de um framework (meio obvio não?) para desenvolvimento front-end – HTML, CSS e Javascript. Se você já usou algum grid CSS, como o 960.gs ou Blueprint por exemplo, irá se familiarizar facilmente com este framework, mas o Linha Framework é mais completo.

É mais completo pois não fica somente no grid CSS, temos o grid template (PSD), marcação HTML e CSS, sem falar do plugins para jQuery em támbem. Acredite, desenvolver com um framework poupa e muito o seu tempo. Passando um pouco para a prática, você poderá desenvolver as três camadas (HTML, CSS e JS) de uma só vez, de forma fácil e rápida.

Quais São os Melhores Frameworks Para PHP, Ruby, JS e CSS?

Creio que você já deve ter feito esta pergunta pelo menos uma vez quando pensou em usar algum framework para desenvolver. Foi pensando nisso que alguém (não consegui localizar o autor, somente a hospedagem) fez um site comparando os melhores frameworks atuais.

http://www.bestwebframeworks.com/
bestwebframework2

É o site que precisávamos… uma vez selecionado a linguagem, será exibida uma tabela com pelo menos alguns pontos básicos:

  • Licença;
  • Requisitos;
  • Recursos;
  • Compatibilidade.

Quem tiver dúvidas creio que ao visitar este site terá mais certeza de qual framework precisa. Para não ficar só na dica eu vou falar os melhores na minha opinião:

Um Empurãozinho Pra Quem Quer Aprender Flex

Bom pessoal depois de muito tempo sem postar, vou divulgar um material pra quem está querendo aprender flex…

Primeiramente vamos à um e-book (dividido em 5 partes) em português para iniciantes:

O livro foi desenvolvido por Mário Santos e tem de tudo, no final você já vai saber fazer algumas animações conexão com banco de dados, alterar, excluir, enfim fazer um sisteminha bacana. Quem quiser baixar este e-book e mais algumas coisas visite http://msdevstudio.com/blog/downloads/ e boa sorte…

Agora aqueles que não gostam de ler e não tem problema com screencasts em inglês você pode aprender diretamente do site da Adobe: http://www.adobe.com/devnet/flex/videotraining/

Acho que já tem conteúdo o bastante para aprenderem, uma vez que um conteúdo leva a outro (por isso que eu gosto da internet, hehe).

Abraços e até a próxima.