Localhost no Parallels Desktop ou Vmware – MAC OSX

Um dos principais problemas do MAC OSX, é que não tem o bendito do Internet Explorer. Para nós que somos desenvolvedores web isso é um problema muito sério, porque desenvolver um website e não testar no IE é declarar falência :).

Por isso e por outros motivos, há aplicativos como o Parallels Desktop, Vmware ou até mesmo Virtual Box, que “emulam” o Windows e outros OSs, deixando no IE ao nosso alcance… Até ai tudo bem… o problema agora é que o servidor local (disponível no MAC) não funciona no Windows, ou qualquer outro OS virtualizado, porque não há uma “integração” entre ambos neste sentido. Vamos resolver isto agora!

1º Passo – Criar uma Conexão de IP Para as Máquinas Virtuais Acessarem

No OSX, abra as Preferências do Sistema, e vá em Rede. Há uma lista de redes disponível (provavelmente você verá apenas uma rede disponível), como na imagem abaixo.



O que iremos criar é uma nova rede, chamada de Virtual PC. Clique em adicionar (+), digite o nome para a rede – Virtual PC – e deixe a interface como está (Ethernet), depois clique em “Criar”. Agora, nas configurações da rede que acabamos de criar, altere o campo Configurar IPV4 para “Usando DHCP com endereço manual”. Você verá que o campo Endereço IP agora está habilitado para alterações… altere o IP para “111.111.111.11” e clique em “Aplicar” para reiniciar a rede. Verifique o status dela, que já deve está conectada – verde.

2º Passo – Verificar o Acesso ao IP nas Máquinas Virtuais

Para o funcionamento correto, é necessário que a internet seja compartilhada, entre o OSX e a máquina virtual. Para configurar isto você deve alterar as configurações da máquina virtual.

Inicie sua máquina virtual, em seu programa de preferência e acesse qualquer navegador usando a máquina virtual. Acesse o endereço http://111.111.111.11, se você ver seu conteúdo local nesta url, indica que tudo está funcionando corretamente e você já tem acesso ao servidor local. Se não funcionar… veja o alerta acima…

Perai… e o http://localhost? Não funciona; e minhas urls estão todas no endereço localhost… Vamos fazer ele funcionar também!

Adicionar Acesso a Localhost Nas Máquinas Virtuais

O processo é o mesmo para qualquer OS (Windows e Linux), apenas a forma de editar e o local do arquivo que precisamos alterar é diferente, mas vou mostrar como prosseguir em cada OS:

Windows (XP, Vista e Seven): Acesse o caminho C:windowssystem32driversetc, e edite o arquivo “hosts“, com o notepad mesmo – lembrando que C: é a partição do Windows. Ao editar o arquivo, adicione esta linha no final:

111.111.111.11 localhost

Se já ouver algum IP seguido de localhost, altere o IP para 111.111.111.11. Salve as alterações, reinicie o Windows e acesse http://localhost, você já deve ver seu servidor funcionando… Se não funcionar verifique o arquivo “hosts” pois já deve ter algum IP usando localhost.

Linux (também funciona no OSX): Abra o terminal e digite:

sudo nano /etc/hosts

Digite a senha para sudo e adicione a mesma linha usada no Windows:

111.111.111.11 localhost

Se já ouver algum IP seguido de localhost, altere o IP para 111.111.111.11. Aperte CTRL+X para sair e salve as alterações quando for pedido (Y ou S). Pronto, você já pode testar em seu navegador e tudo deve estar funcionando corretamente.

Bom pessoal era isto que tinha para passar, se isto foi útil a você ou tem algum ponto para complementar, faça um comentário!
Fui!

1 Comentário

  1. JUca disse:
    24 de outubro de 2015 às 20:42

    obrigado pelo seu contributo., mas tenho um problema ainda nºao consegui fazer uma ligacao com bse de dados a correr entre o mac e o pc o servidor e o mac com o parallels
    juca

Faça um Comentário