Resolva este problema do Node.js – cannot find module XXXXX

Este problema é mais comum quando se usa o NPM com algum módulo global sobre o terminal (linha de comando) – o Tuild por exemplo.

Não sei bem como descrever o erro, mas é um erro mais menos assim:

Error: Cannot find module 'tuild' at
Function._resolveFilename (module.js:322:11) .........

Qual é a solução para este problema? É bem mais simples do que você imagina…
O Node.js usa a variável do sistema NODE_PATH para encontrar os módulos no disco. O que acontece, é que o NPM usa um PATH diferente do padrão do Node.js.

Node: NODE_PATH=”/usr/local/lib/node”
NPM: NODE_PATH=”/usr/local/lib/node_modules”

Para solucionar, você só precisar dar um merge nos 2 paths, ficando assim:
NODE_PATH=”/usr/local/lib/node:/usr/local/lib/node_modules”

Certo, e como se faz isso? Simples, execute o comando abaixo no seu terminal… é só copiar e colar que ele faz tudo sozinho:

# Altere .bashrc se for necessário
cat >> ~/.bashrc <<EOF

# NodeJS + NPM
export NODE_PATH="/usr/local/lib/node:/usr/local/lib/node_modules"
EOF

Agora reinicie o terminal… Simples não?

Tutorial – Instalando NodeJS no Windows

Depois que fiz o post falando sobre o Tuild – meu mais recente projeto -, muita gente vem me perguntando como instalar ele no Windows, chegando até a dizer que meu projeto não é para o Windows… ok! O que eles não sabem, é que, primeiro é necessário ter o NodeJS e o NPM para, ai sim, depois instalar o Tuild.
Não se trata de Sistema Operacional, e sim dos recursos disponíveis no Sistema Operacional – por isso que não gosto de Windows…

Bom, vou mostrar bem rapidinho, como instalar o NodeJS e o NPM no Windows – XP, Vista e Seven -, para vocês usarem o Tuild e qualquer outro projeto escrito em NodeJS:

Tuild – Um Construtor / Compressor de Peso!

Depois de muito tempo sem postar nada no blog, hoje venho trazer uma ferramenta que criei usando NodeJS. Nada mais, nada menos do que o “Tuild” – uma junção das palavras “this & build”.

O Tuild é um construtor/compressor (em inglês: build/minifier) para CSS, HTML e JS. Se ainda não caiu a ficha, o Tuild é uma alternativa – elegante – para:

Enfim, o Tuild é um “tudo em um”, com mais opções (suporte a HTML por exemplo). O motivo da criação do Tuild é exatamente esta: ter um construtor e compressor simples, porém avançado e central, atendendo as principais necessidades de qualquer projeto web.