Mateus Souza

Conversas sobre desenvolvimento web

Categorias »

Página 2

Localhost no Parallels Desktop ou Vmware – MAC OSX

1

Um dos principais problemas do MAC OSX, é que não tem o bendito do Internet Explorer. Para nós que somos desenvolvedores web isso é um problema muito sério, porque desenvolver um website e não testar no IE é declarar falência :).

Por isso e por outros motivos, há aplicativos como o Parallels Desktop, Vmware ou até mesmo Virtual Box, que “emulam” o Windows e outros OSs, deixando no IE ao nosso alcance… Até ai tudo bem… o problema agora é que o servidor local (disponível no MAC) não funciona no Windows, ou qualquer outro OS virtualizado, porque não há uma “integração” entre ambos neste sentido. Vamos resolver isto agora!

1º Passo – Criar uma Conexão de IP Para as Máquinas Virtuais Acessarem

No OSX, abra as Preferências do Sistema, e vá em Rede. Há uma lista de redes disponível (provavelmente você verá apenas uma rede disponível), como na imagem abaixo.


Categorias amigáveis no WordPress – É bom para SEO!

1

Uma das questões que sempre vem envolvendo SEO e WordPress é o slug das categorias, tirar ou não tirar? Eis a questão…

Independentemente de qual for a sua posição, hoje irei lhe mostrar (ou ensinar) como ajustar o slug das categorias no WordPress, para se encaixar a sua necessidade. Vejamos as opções que você pode tomar:

Opção 1 – Não remover o slug base das categorias, apenas traduzir o mesmo

O maior ponto defendido por esta opção, é que com ela, o usuário será mais amigável com a categoria, porque vai estar escrito na url “categoria”… bom você entendeu!

Há também a questão que, se a categoria ter o mesmo nome – slug – de uma página o outro método (que vou falar mais abaixo), fica em desvantagem porque terá problemas no rewrite do WordPress pra identificar quem é quem… Eu já mato essa “questão” aqui de primeira: Você terá uma categoria no WordPress com o nome de “contato”? O problema aqui é planejamento… mas cada caso é um caso né :).

Desenvolvendo CSS3 – Propriedades de Interface: Múltiplas Colunas em CSS3

3

Hoje, vamos dar continuidade as propriedades de interface para CSS3. No post anterior falamos sobre box-sizing e resize, agora iremos ver as propriedades para múltiplas colunas ( columns, column-count, column-widht, column-gap, …). Depois de ler este artigo você deverá no mínimo, saber tudo sobre múltiplas colunas em CSS3!

Múltiplas Colunas com CSS3

Até o CSS2, dividir um layout em colunas era um pouco complicado, tendo de recorrer, como melhor opção, ao uso de grids (Grid 960 e etc…). Com CSS3 essa história já muda!

Basicamente, a diferença entre um Grid CSS – por favor pesquise sobre o assunto se ainda não tem conhecimento -, e o módulo para múltiplas colunas em CSS3 é: com CSS3 as colunas são mais flexiveis, tornando mais fácil a manipulação, o HTML irá “fica de lado”, sem deixar de ter o mesmo resultado de um Grid CSS, com algumas melhorias é claro… Vejamos como manipular múltiplas colunas em CSS3:

Descubra Quais Arquivos do Template Estão Sendo Carregados em Sua Página WordPress

1

Por vezes, surge uma dúvida bem básica no desenvolvimento/alteração de templates do WordPress, principalmente quando é feito download de temas grátis ou até mesmo pagos. O grande problema é ter a necessidade de alterar alguma parte do layout, mas não saber qual é o arquivo (no template é claro) que precisa ser alterado… Hoje você irá acabar com esse probleminha, com um pequeno “hack”:

A brincadeira

Com sua instalação wordpress em mãos, vá para o caminho /wp-includes/ e edite o arquivo theme.php. Navegue até a linha 1079 ou encontre a função load_template(), é nela que faremos nossa brincadeira.

Todas as Categorias