Aprenda a usar o grid de 12 colunas do Linha Framework no Photoshop

Pois é meu amigos… hoje tive uma surpresa ao ver que o Fernando Moreira gravou uma vídeo aula ensinando a trabalhar com o grid de 12 colunas no Photoshop. E adivinha só… o cara usou o Linha Framework!

Nada mais justo do que divulgar o vídeo vocês não acham? Espero que gostem:

Segue também o post original da video aula.

Abraço a todos! Em especial para o Fernando que realizou esta façanha, gostei muito!

Tutorial – Instalando NodeJS no Windows

Depois que fiz o post falando sobre o Tuild – meu mais recente projeto -, muita gente vem me perguntando como instalar ele no Windows, chegando até a dizer que meu projeto não é para o Windows… ok! O que eles não sabem, é que, primeiro é necessário ter o NodeJS e o NPM para, ai sim, depois instalar o Tuild.
Não se trata de Sistema Operacional, e sim dos recursos disponíveis no Sistema Operacional – por isso que não gosto de Windows…

Bom, vou mostrar bem rapidinho, como instalar o NodeJS e o NPM no Windows – XP, Vista e Seven -, para vocês usarem o Tuild e qualquer outro projeto escrito em NodeJS:

Tuild – Um Construtor / Compressor de Peso!

Depois de muito tempo sem postar nada no blog, hoje venho trazer uma ferramenta que criei usando NodeJS. Nada mais, nada menos do que o “Tuild” – uma junção das palavras “this & build”.

O Tuild é um construtor/compressor (em inglês: build/minifier) para CSS, HTML e JS. Se ainda não caiu a ficha, o Tuild é uma alternativa – elegante – para:

Enfim, o Tuild é um “tudo em um”, com mais opções (suporte a HTML por exemplo). O motivo da criação do Tuild é exatamente esta: ter um construtor e compressor simples, porém avançado e central, atendendo as principais necessidades de qualquer projeto web.

Tutorial – Copiando Seleção com jQuery

Hoje eu vou criar um experimento bem simples, já que faz um tempinho que não faço experimentos. O experimento é: Recuperar o texto selecionado e exibir qual é este texto; parece uma simulação do copiar e colar… vamos lá:

Demonstração | Download dos arquivos

1  – HTML

O HTML é bem simples, apenas iremos precisar de um botão e uma área para colar o texto selecionado, segue abaixo:

CSS Hooks – Introdução a Nova Extensão do jQuery

$.cssHooks, basicamente é uma extensão para as funções .css() e .animate(), ou melhor dizendo, é uma forma de implementar novas propriedades a estas funções, sem a necessidade de alterar o código fonte, por isto é chamada como extensão. Com $.cssHooks, você pode criar infinitas possibilidades para se trabalhar o CSS com jQuery.

Hook é uma palavra em inglês que significa “gancho“. Aplicado ao nosso assunto ficaria “ganchos CSS” :).

O plugin jQuery Rotate, que ilustra bem como funciona $.cssHooks. Vamos a introdução para aprender e criar nossos próprios CSS Hooks: