Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 3
Nós post anteriores sobre esta série ainda não tinha lançado o WordPress 2.9. Como ainda não deixei de tratar das novas funções do wordpress 2.8 vou citar algumas funções e já da uma introdução a versão 2.9
A seguir vou listar os post anteriores a este:
Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 1
Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 2
automatic_feed_links()
Função adicionada na versão 2.8. Consiste básicamente em gerar ou não o Feed RSS no template, ou seja, se ao usar este template vai ter o não o feed RSS:
automatic_feed_links(false);//sem saida rss automatic_feed_links();//com saida rss... o mesmo que true
Por padrão ela está ativada. Caso você deseje desativar a geração automática do feed RSS edite o arquivo functions.php e adicione esta função ou edite se ela já estiver presente.
comments_open()
Função usada para checar se os comentários para o post estão abertos ou não. Retorna true ou false:
if(comments_open()){ //Faz isso }else{ //Faz outro isso :) }
Obviamente esta função é usada no arquivo single.php e/ou comments.php
pings_open()
Esta é bem parecida com a função commenst_open()… esta função checa se os pings estão abilitados no post em questão. Retorna true ou false:
if(pings_open()){ //Faz isso }else{ //Faz outro isso :) }
É usada no arquivo single.php.
the_modified_author()
Algumas vezes um autor desenvolve um post mas ele precisa de muitas alterações… devido a essas alteração pode ser interressante atribuir a autoria do post ao administrador que realizou estas alterações (sacanagem ein, rsrs). Pois bem esta função faz exatamente isto. Geralmente você usaria a seguinte função para exibir o nome do autor:
Este post foi escrito por <?php the_author(); ?>
Agora com esta nova função para fazer a “sacanagem” citada acima, rsrs, você irá usar:
Este post foi escrito por <?php the_modified_author(); ?>
Se ninguém alterou o post o autor exibido será o autor original do post.
Existem muitas funções novas que ainda não falei aqui, mas, para o post não ficar grande e cansativo veja as principais alterações nesta página.
WordPress 2.9
Como vocês já devem ter percebido neste post e nos posts anteriores eu só falei de funções que se aplicam ao tema/template. Agora não será diferente. Para não ficar só no tema recomendo que vejam este video do inexorável tratando das novidades do wordpress 2.9.
Miniaturas do post
Até as versões anteriores para se conseguir uma miniatura do post era necessário usar um campo personalizado, o que para um usuário leigo torna difícil e complicado. A partir da versão 2.9 dos desenvolvedores tiveram a “brilhante” idéia de criar miniaturas para o post. Agora não temos mais que usar campos personalizados! Conversa fiada a parte vamos ver como funciona esta novidade:
Localizado na parte direita da página editar posts do wordpress há uma área com a miniatura do post. Se você provalvelmente não esta localizando esta área não se preocupe, vou dizer o porque.
Esta funcionalidade só está dispónivel em algum temas. Isso porque ela é ativada ou não através do template. Para ativar esta função é necessário editar o arquivo functions.php e adicionar o seguinte código:
add_theme_support( 'post-thumbnails' );
Pronto! Agora se você voltar ao admin já deverá ver esta nova área ao adicionar ou editar um post. O processo para adicionar a miniatura é o mesmo usado para adicionar imagens, a não se que em vez de clicar em inserir no post, você irar clicar no botão ao lado – usar como miniatura :
Esquecendo um pouco a parte do admin vamos para o principal mesmo que a programação do template, nosso foco. Para exibr a miniatura usamos a seguinte função.
the_post_thumbnail()
As configurações básicas desta função são:
<?php the_post_thumbnail( $size, $attr ); ?> //$size = Tamanho da imagem //$attr = Atributos para a imagem
Para o tamanho da imagem existem alguns valores ‘pré-definidos’ (você pode defini-los através do admin, no caminho Configurações » Media). Os valores são thumbnail, medium e large. Para valores personalizados utiliza-se um array. Exemplos:
the_post_thumbnail(); //Padrão / Original the_post_thumbnail('thumbnail'); // Miniatura tamanho pequeno the_post_thumbnail('medium'); // Miniatura tamanho médio the_post_thumbnail('large'); // Miniatura tamanho grande? the_post_thumbnail( array(100,100) ); // 100px por 100px the_post_thumbnail( array(150,200) ); // 150px por 200px
Os atributos são definidos em uma array, são atributos padrões do HTML:
//Imagem com 60x60 pixels e classe borda-azul the_post_thumbnail(array(60,60), array('class' => 'borda-azul')); //Imagem com o titulo(alt) personalizado the_post_thumbnail(array(60,60), array('alt' => 'Minha imagem')); //Imagem com a classe borda-azul e titulo(alt) personalizado the_post_thumbnail(array(60,60), array('alt' => 'Minha imagem', 'class' => 'borda-azul'));
O seu uso não se limita a um arquivo em si. A única dependência é que tenha o loop de um post:
//Exemplo de loop para um post <?php while( have_posts() ) : the_post(); ?> <div class="entry"> <h1><a href="<?php the_permalink(); ?>"><?php the_title(); ?></a></h1> <?php the_post_thumbnail('large'); ?> <?php the_content(); ?> </div> <?php endif; ?>
Espero que tenham gostado! Até a próxima e não deixem de comentar!
Depois leia também
WordPress Versão 2.8
WordPress Versão 2.9
Most Notable Features in WordPress 2.9
Template Tags/the post thumbnail
Everything you need to know about WordPress 2.9’s post image feature,
The Ultimative Guide For the_post_thumbnail In WordPress 2.9
1 Comentário
Henrique disse:
17 de junho de 2010 às 21:57
Muito boa a matéria. Me ajudou bastante isso