Shortlinks no WordPress 3.0

Juntamente com o estouro das “mini” redes socias como Twitter e Facebook, foi lançado o WordPress 3.0 não muito atrás. Lançamento que já veio um pouco “otimizado” para essas redes. Hoje vamos ver como utilizar shortlinks para ganhar alguns caracteres e utilizá-los para outro fim.

Porque Usar Shortlinks?

Como o número de caracteres nas redes é bem limitado – 140 caracteres no Twitter por exemplo – algumas URLs ultrapassam esse limite, perdendo a utilidade em redes sociais para compartilhamento. Isto acaba sendo um ponto negativo quando se tem um post ótimo, que deve ser compartilhado.

Até pouco tempo atrás a solução era usar um encurtador de urls para compartilhar o link, era – e ainda é – um pouco cansativo ter de abrir o site do encurtador, colar o link original, pegar o novo link e sair distribuindo. Esta era a solução!!!!

Além disso, faltaram alguns pontos que quase ninguém parou para pensar, sim estou falando sobre SEO e os encurtadores… faltaram questões como:

  • O redirecionamento é 301, 302…?
  • O site vai receber o link juice da URL encurtada?
  • O Page Rank vai para o encurtador ou para o site?
  • etc…

Com os shortlinks providos pelo WordPress, você não vai precisar fazer responder a estas perguntas ou até mesmo ter de refazer sempre o mesmo processo em um encurtador. Outro ponto é que o WordPress 3.0 também gera automaticamente um link no cabeçalho (antes de fechar a tag </head>) com o shortlink, seria algo +/- assim:


<link rel="shortlink" href="http://www.seusite.com/?p=717" />

O segredo por trás desta funcionalidade é justamente o ID do post, como você pode ver – /?p=717.

O Shortlink


Há duas formas de usar o shortlink, diretamente pelo editor de posts no administrador clicando em pegar link permanente ou através de funções especiais para este fim. O modo “gráfico” você pode ver na imagem abaixo:

Funções Para Shortlink

A função nativa do WordPress para shortlink é wp_get_shortlink(), mas não existe nenhuma documentação ou coisa do tipo para esta função, então vamos considerar que é uma função interna e não distribuida do WordPress :). É bem útil quando você precisa somente do link para ser usado em alguma outra funcionalidade do site.


$shortlink = wp_get_shortlink();
echo $shortlink;

Uma dica é usar a função acima juntamente com a função the_title(); para criar um link de compartilhamento no Twitter por exemplo. De modo bem simples seria algo mais ou menos assim:


<a href="http://twitter.com/home?status=<?php the_title(); ?> <?php echo wp_get_shortlink(); ?>">Twittar</a>

Agora se você quer uma função que crie um link para o post é so utilizar a função the_shortlink(), que também é nativa do WordPress:

the_shortlink();

Customizando a função:

the_shortlink('Mini-link', 'Link resumido para este post');

Removendo o Link de Cabeçalho Shortlink

WordPress gera automaticamente o link no cabeçalho que citei no inicio do post. Se você não deseja que o WordPress gere este link, é só usar a função remove_action. Copie e cole o código a seguir no arquivo functions.php ou onde você quiser – só se você souber o que está fazendo :) – para remover a meta-tag.

remove_action('wp_head','wp_shortlink_wp_head', 10, 0);
//Se quiser adicionar é so alterar "remove_action" por "add_action", mais isso não tem funcionalidade nenhuma oO

Era isso o que tinha para falar, mas antes de terminar o post vou deixar alguns links para maiores detalhes sobre as funções, os parâmetros que elas aceitam e etc… ai você vai ficar fera em shortlink:

Códigos de redirecionamento
Referência da função the_shortlink();
Referência da função the_title();
Referência da função remove_action();
Referência da função add_action();

Agora é só compartilhar que aqui no site já esta sendo usado os shortlink. Até a próxima.

1 Comentário

  1. Ivan Oliveira disse:
    5 de junho de 2012 às 15:16

    Muito bom, me ajudou bastante.

Faça um Comentário