Como Converter Arrays em Objetos e Vice-Versa Usando Uma Linha de Código

Nem sempre o que temos é o que queremos, e trabalhar com arrays e objetos simultaneamente acaba se tornando chato, eu pessoalmente não gosto muito de arrays, principalmente quando é para exibir na tela os resultados de uma pesquisa do banco de dados ou coisa do tipo.

Já vi em muitos código fontes, funções um tanto que imensas para realizar a tarefa de conversão de tipos – arrays para objetos ou objetos para arrays. Mas o que muita gente não sabe é que existe um atalho para isto, simples e rápido. Vejamos um exemplo:

$dados = array('nome' =>'Mateus', 'sexo'=>'Masculino');
echo $dados['nome']; //Resultado: Mateus
echo $dados->nome; //Resultado: Erro

$dados = (object) $dados; //É aqui que tudo funciona...
echo $dados->nome; //Resultado: Mateus

Anteriormente tinhamos uma array – $dados -, que em um “passe de mágica” virou um objeto. Para converter um objeto em uma array o processo é bem simples também:

$array = (array) $objeto;

Também é possível formatar outros tipos, como string, integer ou float:

$numero = (float) $numero;
$boolean = (boolean) $boolean;
$string = (string) $string;
....

Tecnicamente falando, este processo é chamado de Type Casting, ou Tipo de Vazamento em português e como o próprio nome já diz, ele converte o modo de vazamento (ou distribuição) de um elemento. Para saber um pouco mais, veja no manual do PHP sobre Type Casting.

Se você não sabe o tipo do elemento, use a função var_dump ou a função para debug. Até mais.

Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 3

Nós post anteriores sobre esta série ainda não tinha lançado o WordPress 2.9. Como ainda não deixei de tratar das novas funções do wordpress 2.8 vou citar algumas funções e já da uma introdução a versão 2.9

A seguir vou listar os post anteriores a este:
Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 1
Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 2

automatic_feed_links()

Função adicionada na versão 2.8. Consiste básicamente em gerar ou não o Feed RSS no template, ou seja, se ao usar este template vai ter o não o feed RSS:

automatic_feed_links(false);//sem saida rss
automatic_feed_links();//com saida rss... o mesmo que true

Como Colocar Favicon em Seu Website

favicon_tutorial1

Hoje decidi fazer este post sobre favicons, mostrar seus benefícios e como inserir favicons que funcione no IE (Internet Explorer) e em todos ou outros navegadores. Vai ser bem completinho:

O que é favicon?

Favicon nada mais é do que aquelas pequenas imagens que aparecem no navegador ao lado do endereço do site. Para maiores e melhores detalhes veja a descrição do Winkipédia:

Favicons (palavra derivada de favorite (favorito) e icon (ícone)) são pequenas imagens no formato *.ico com de cerca de 16×16 pixels que ficam guardados em um site para visualização pelo navegador. Em alguns navegadores como Internet Explorer até a versão 6, só exibem os favicons quando um site é adicionado aos favoritos. Neste caso, apenas no menu correspondente aos favoritos pode-se encontrar a imagem. Em outros navegadores como Firefox, Opera e Internet Explorer 7(+), os favicons podem ser encontrados também nas abas e na barra de endereço.

Os favicons também tem teor de acessibilidade pois ajudam um usuário comum a identificar uma página quando ela está exibida em uma lista ou em uma barra de abas. Visando isto, muitos favicons são imagens simplificadas do logotipo da marca que representam.

Na ausência de um favicon, os navegadores exibem seu próprio ícone ou um ícone padrão como uma folha em branco.

Benefícios

Alguns benefícios que podemos conquistar com o uso de uma favicon são os listados abaixo:

  • É otimo para marcar seu site tornando a localização deste mais fácil e de brinde tem até um destaque a mais;
  • Seu site vai ganhar uma aparência mais profissional e exclusiva que pode levar a mais links para seu site melhorando a parte do SEO (aqui já entra PR).

Preparando o terreno

Como tudo o que vamos fazer tem um requisito este não deixa de ser diferente. Para este processo precisamo de uma imagem no formato .ico com 16×16 pixels que pode ser feita usando o Photoshop ou Fireworks ou o seu programa de preferência. Para o processo que explicarei agora recomendo que faça a imagem em um formato grande uns 100×100 pixels deve ser o suficiente.

Alterando ou Adicionando o Logo em Sua Loja Magento – Tutorial Magento

Bom pessoal hoje o post num é lá aquela programação toda, é mais pra mim dar inicio aos posts falando sobre o Magento. Vamos lá.

Alterando ou Adicionando o logo em Sua Loja Magento

Para isto podemos usar 3 formatos de imagens, que são os mais usados, JPEG, GIF e PNG, recomendo o PNG mais fica a sua escolha.

Usando GIF
Se usarmos o gif o processo é mais simples, basta fazer o upload e subistituir a imagem que esta localizada em skin/frontend/default/default/images/logo.gif usando o FTP.

Usando PNG e JPG
O primeiro passo é upar a imagem em skin/frontend/default/default/images/. Logo após acessamos o admin do magento http://www.oenderecodasualoja.com.br/admin e seguimos este caminho: Sistema » Configurações, selecione o link de menu Design (está a esquerda da página) e vá mais abaixo na parte Header do acorddion como na figura abaixo:

Clique para ver em tamanho original

Clique na imagem para ver em tamanho original

Para o segundo passo, devemos colocar o nome da imagem que upamos no campo Logo Image Src; recomendo que renomeie com o nome de sua loja para os motores de busca, é mais questão de SEO.

Considerações Finais
Este pequeno tutorial foi desenvolvido tendo em mente o template padrão do Magento, por isso a localização skin/frontend/default/default/images/, se você usa o template blue que também já vem no magento o caminho é o mesmo: skin/frontend/default/blue/images/. Uma maneira de saber o caminho da logo é clicar com o botão auxiliar na foto e escolher a opção exibir imagem ou exibir imagem de fundo.

Até a próxima.

Novas Funções (Functions) do WordPress – Parte 2

Voltando a série de post sobre as novas funções do WordPress 2.8, hoje vou falar sobre a função is_page ou is_page_or_sub.

wordpress28ispage

Se você ainda não leu o primeiro post desta série, eis ai o link:

Parte 1

is_page ou is_page_or_sub(); function

Vamos inventar uma situação, talvez eu acerte na mosca o que você precisa ou então passe raspando, rsrs. Em alguns projetos é necessário um estilo diferenciado ou uma função especial para uma determinada página. Peguemos como exemplo uma página de portfólio. Até o wordpress 2.7 você declararia o seguinte código em php para criar esta função especial ou seja lá o que for: